04/03/24 |

Agenda de pesquisa é apresentada na Câmara Setorial de Aves e Suínos

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A agenda de pesquisa da Embrapa Suínos e Aves integrou a pauta da 55ª Reunião Ordinária da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Aves e Suínos, que ocorreu no dia 27 de fevereiro, de maneira híbrida. O pesquisador Everton Krabbe, chefe geral da Unidade, apresentou a membros da Câmara a carteira atual de projetos e a contribuição com políticas públicas, além da atuação com o Programa Inova que está avaliando 22 projetos de inovação.

Everton Krabbe destacou em especial a contribuição que a Unidade tem com as políticas públicas e citou os prinicipais trabalhos da equipe. Um deles é o de revisão da inspeção com base em risco aplicada ao abate de suínos no Brasil, o qual contou com o envolvimento e parceria do Ministério da Agricultura e agroindústrias.

"Os resultados práticos puderem ser conferidos durante um workshop realizado em fevereiro, onde a equipe apresentou e discutiu com os principais agentes envolvidos no processo. Foi um grande momento, com a participação de mais de 500 pessoas, entre o presencial e o online", comentou ele. O workshop contou com a parceria da Associação Brasileira de Proteína Animal - ABPA e ocorreu na sede da Unidade.

A contribuição em políticas públicas também atendeu questões ambientais, como a definição dos critérios técnicos mínimos para o licenciamento de granjas de suínos. Em questões de sanidade animal, além da inspeção baseada em risco, a Unidade esteve à frente de trabalhos para a caracterização de cepas virais do vírus de bronquite infecciosa das galinhas (VBIG) para liberação de vacinas e para o controle epidemiológico de javalis.

"Nossa agenda de trabalho para os próximos anos tem no radar sete itens prioritários: o desenvolvimento de vacinas, atuação em plataformas colaborativas, rastreabilidade, radar sanitário, desenvolvimento de linhagens SPF, atuação no HUB Inovação de Canoinhas e o programa Inova, que hoje tem em avaliação 22 projetos", enfatizou o chefe geral.

Dentre essas prioridades de trabalho em que a Unidade está envolvida, Krabbe apresentou o Sistema Brasileiro de Agrorrastreabilidade (SIBRAAR), que tem colaboração da Associação Brasileira de Proteína Animal - ABPA e outras Unidades da Embrapa. O objetivo é o desenvolvimento de protocolos para a rastreabilidade para as cadeias de frango de corte e de suínos no Brasil.  

Em relação às vacinas, a Unidade está atuando em sete projetos. "Já temos vacinas prontas para serem produzidas em escala comercial. Algumas em fase de testes e validação, outras prontas para parcerias comerciais", explicou. Entre as vacinas em fase avançada estão para Influenza Aviária, Influenza Suína, Sêneca (suínos) e Colibacilose (aves).

O chefe geral mostrou ainda outras contribuições de impacto, como o trabalho para o enfrentamento da Influenza Aviária. "Nossa equipe organizou e produziu materiais, desde orientação para produtor quanto científicos, integrou comitês e grupos de trabalhos e disponibilizamos uma página especial sobre o tema".  

O tema Cereais de Inverno também foi apontado como um trabalho relevante que está no radar da Unidade e integra o programa Duas Safras. Os custos de produção de suínos foi outro tema da apresentação, especialmente o trabalho realizado junto a produtores independentes de Mato Grosso, que contou com parcerias como a ACRISMAT/PRONAF/BNDES. Além de Mato Grosso, a Central de Inteligência de Aves e Suínos - CIAS integrou os custos de Minas Gerais e Goiás neste ano.

Ao término da apresentação, Ricardo Santin, presidente da Câmara Setorial, enfatizou que a Embrapa é uma das mais respeitadas empresas no Brasil e no mundo devido a sua atuação. "É um grande orgulho a produção e trabalho da Embrapa Suínos e Aves", enfatizou.

Monalisa Leal Pereira (MTb/SC 01139)
Embrapa Suínos e Aves

Contatos para a imprensa

Telefone: (49) 34410400

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

everton-krabbecamara-setorialagenda-de-pesquisa