06/02/24 |   Biodiversidade  Gestão ambiental e territorial

Prefeitura e agricultores recebem mil mudas de árvores

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Helena Molinari

Helena Molinari - Plantio simbólico durante entrega de mudas em Louveira

Plantio simbólico durante entrega de mudas em Louveira

A Embrapa Territorial (Campinas, SP) intermediou a doação de 1.000 mudas de espécies arbóreas nativas para a Prefeitura de Louveira e produtores rurais em Bragança Paulista e Itapira, no interior de São Paulo. Elas vieram do programa Juntos por um Brasil mais Verde, da John Deere, por meio da concessionária Terra Verde, atuante na região.

A Prefeitura de Louveira recebeu 800 mudas, em 2 de fevereiro. A Embrapa Territorial participou da entrega, representada pelos chefes-adjuntos Lucíola Alves Magalhães e José Gilberto Jardine e pela analista Helena Molinari.  O prefeito municipal, Estanislau Steck, recebeu os colegas e os representantes da Terra Verde, no Centro de Educação Ambiental Tabarana, onde há um viveiro municipal. Steck retribuiu a doação oferecendo, ao supervisor de vendas da unidade de Bragança Paulista da Terra Verde, Fabio Garavazo, uma muda da planta que dá nome ao município.

Os secretários municipais do Desenvolvimento Econômico, Pedro Geraldo de Campos Beto, e da Gestão Ambiental, Rose Celidonio, acompanharam a entrega. “É uma ação muito importante tendo em vista que a árvore é o ator principal no processo de recuperação da vegetação. Então, essa parceria soma esforços na nossa tentativa de recuperar áreas degradadas para um meio ambiente mais sustentável”, disse Celidonio. A secretária explicou que as mudas serão utilizadas na arborização urbana, mas principalmente no Programa de Pagamento por Serviços Ambientais do município. Segundo Celidono, uma das formas de ingresso no programa é a destinação de áreas de propriedades rurais ou urbanas para a recomposição de mata nativa. Nesses casos, a Prefeitura pode se encarregar do plantio e do manejo por dois anos e passar a remunerar o proprietário para que ele cuide da reserva a partir de então.

Além da Prefeitura de Louveira, foram beneficiados um produtor rural em Bragança Paulista e outro em Itapira. Ambos produzem alimentos orgânicos e integram a Associação de Agricultura Natural de Campinas (ANC). Magalhães, da Embrapa Territorial, explica que o centro de pesquisa fez “a ponte entre doadores e receptores”. A instituição e a ANC já colaboraram em projetos como o GPAF e o Pró-Orgânico. Com a Prefeitura de Louveira, a Embrapa Territorial já desenvolveu ferramentas digitais para o Programa Municipal de Incentivo à Fruticultura (Promif).

“A Embrapa foi uma parceira fundamental para a Terraverde na entrega do projeto Juntos por um Brasil Mais Verde de 2024, acelerou nossa estratégia sustentável junto com a John Deere. Tivemos através da parceria a oportunidade de envolver pequenos produtores das cidades de Itapira e Bragança Paulista e a prefeitura de Louveira, contribuindo assim para a preservação da biodiversidade e responsabilidade socioambiental”, declarou Eduardo Cunalli Defilippi Filho. diretor-executivo do grupo Terra Verde.

Entre as espécies das 1.000 mudas doadas estavam araçá, aroeira, ipê, jabuticaba, pitanga e uvaias.

Vivian Chies (MTb 42.643/SP)
Embrapa Territorial

Contatos para a imprensa

Telefone: (19) 3211-6200

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

ods