04/03/24 |

Embrapa Agroenergia lança curso sobre produção sustentável da canola

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A Embrapa Agroenergia anuncia o lançamento de um novo curso on-line nesta semana, intitulado "Produção Sustentável da Canola". Esse programa de capacitação é especialmente projetado para atender às necessidades de agricultores, empresas agrícolas, professores, estudantes, técnicos e outros profissionais relacionados, que buscam ampliar seus conhecimentos sobre a produção sustentável de canola no Brasil.

O curso oferece uma visão abrangente sobre o sistema de produção da canola, do plantio ao processamento dos grãos, destacando a relevância econômica, social e ambiental dessa oleaginosa. A capacitação está aberta a todos os interessados em aprofundar seu entendimento e contribuir para o desenvolvimento sustentável do setor de canola no País.

O curso é gratuito e tem a carga-horária de 30 horas. As inscrições são contínuas e podem ser feitas aqui (https://ava.sede.embrapa.br/course/view.php?id=441). A sugestão dos organizadores é que o participante conclua a capacitação em até 30 dias, a contar da data da inscrição.

O treinamento "Produção Sustentável da Canola" é estruturado em um total de 11 módulos, cuidadosamente elaborados para cobrir todos os aspectos cruciais da produção de canola. Os módulos são: 1. Conhecendo a canola. 2. A canola no Brasil. 3. Melhoramento genético da canola. 4. Aspectos relacionados ao plantio. 5. Correção do solo e adubação. 6. Manejo de plantas daninhas. 7. Manejo de irrigação. 8. Manejo de pragas e doenças. 9. Colheita de grãos de canola. 10. Beneficiamento e processamento dos grãos. 11. Comercialização de grãos e mercados para óleo e farelo.

No decorrer da capacitação, espera-se que os participantes adquiram conhecimentos essenciais para compreender integralmente essa cultura agrícola e fiquem aptos a identificar a espécie e seus usos. O curso aborda desenvolvimento da canola (da colza à canola), morfologia, ecofisiologia, fenologia, panorama no Brasil e no mundo (aspectos econômicos e conjunturais), cultivares convencionais e geneticamente modificadas, época ideal de plantio e zoneamento de risco climático (Zarc-Canola).

O aluno também deverá ser capaz de reconhecer os cuidados necessários para a dessecação e o preparo da área; identificar as etapas do sistema de plantio da canola; reconhecer os cuidados na semeadura; diferenciar os processos de gessagem, calagem, adubação de plantio, adubação de cobertura e adubação foliar e reconhecer a determinação dos períodos de interferência das plantas na cultura da canola e sua remoção.

Deverá saber identificar a produtividade da canola sob irrigação; conhecer os tipos de insetos-pragas, doenças e respectivos métodos de controle; reconhecer as características de cada técnica de colheita; identificar as etapas da produção; apresentar como é realizada a comercialização de grãos no Brasil e identificar mercados para a comercialização de grãos,  óleo e farelo de canola no País.

Este curso marca a quarta iniciativa de Educação à Distância (EAD) promovida pela Embrapa Agroenergia. “Graças à sua natureza autoinstrucional, os participantes têm a liberdade de progredir no curso conforme o próprio ritmo, escolhendo o local e o horário que mais lhes convêm para o estudo”, esclarece Bruno Laviola, chefe-adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Agroenergia.

Laviola também ressalta: “Esta capacitação é parte de um conjunto de esforços de PD&I voltados ao fomento do desenvolvimento da cadeia produtiva da canola no Brasil. A produção de óleo e proteína vegetal da canola tem o potencial de atender às demandas dos mercados de biocombustíveis, alimentício e de nutrição animal, representando um avanço significativo para o setor da bioeconomia.”

A capacitação foi produzida pela equipe de Transferência de Tecnologia da Embrapa Agroenergia. Dúvidas e informações podem ser obtidas pelo e-mail: cnpae.sipt@embrapa.br

 

Saiba mais sobre a canola:

Aplicativo Mais Canola

Podcast Aplicativo Mais Canola

Márcia Cristina de Faria (MTb 24.056/SP)
Embrapa Agroenergia

Contatos para a imprensa

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

evento