04/03/24 |   Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação

Inscrições abertas para a 57ª edição do Congresso Brasileiro de Olericultura

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: imagem promocional do evento

imagem promocional do evento -

De 29/02 a 30/04/2024 é o prazo das Inscrições para interessados em participar do 57º Congresso Brasileiro de Olericultura (CBO) que, nesta edição, terá como sede o Instituto Agronômico de Campinas (IAC), Campinas-São Paulo. A partir do tema central “Olericultura 4.0: desafios e oportunidades”, o evento oferece uma extensa programação entre os dias seis e nove de agosto de 2024 – dez painéis temáticos serão apresentados por especialistas de diversas instituições, a exemplo da Embrapa, IAC, Instituto Biológico e Ibrahort, entre outros. Acesso à programação no endereço https://57cbo.com.br

O cerimonial de abertura do 57º CBO contará com a palestra magna “Desafios e oportunidades do agro 4.0 nas cadeias produtivas” que será apresentada pela presidente Sílvia Massruhá, da Embrapa. Espaço considerado importante para a troca de conhecimentos e experiências, o congresso é visto como uma oportunidade para aproximar diferentes públicos tais como por profissionais de ensino, pesquisa, assistência técnica e extensão rural, incluindo estudantes, agricultores, produtores rurais, de instituições públicas e privadas, envolvidos com atividades ligadas à olericultura e plantas medicinais, aromáticas e condimentares.

 

Palestras

A tônica que prevalece nos dez temas que vão subsidiar as palestras e mesas-redondas refere-se a apresentação de soluções, oportunidades e vantagens relacionadas às novas tendências tecnológicas que respondem às demandas da cadeia produtiva de hortaliças.

Os títulos confirmam essa perspectiva - Manejo Fitossanitário “Tendências e futuro para hortaliças”; "Manejo Nutricional de Hortaliças: Uma nova abordagem”; Sustentabilidade e diversidade na olericultura; Novos negócios tecnológicos; Inovações para o melhoramento e produção de sementes de hortaliças; Comercialização de hortaliças, frente aos avanços tecnológicos e digitais: desafios e oportunidades. 

A Embrapa Hortaliças marca presença entre os painelistas com a participação dos pesquisadores Ítalo Guedes e Valter Rodrigues: Guedes como moderador da mesa-redonda “Cultivo Indoor de hortaliças – desafios e oportunidades e uso de iluminação artificial no cultivo de hortaliças folhosas”, dentro da temática “Avanços Tecnológicos em Olericultura”; e Rodrigues na apresentação da palestra “Melhoramento genético de cebola”, que integra o painel “Melhoramento genético de olerícolas: oportunidades e desafios”.

“A ideia é sempre congregar e trazer para a discussão as demandas, oportunidades e problemas que ocorrem na cadeia produtiva de hortaliças, juntamente com a comunidade científica, academia, extensão rural e as empresas”, anota Warley Nascimento, pesquisador e chefe-geral da Embrapa Hortaliças, e atual presidente da Associação Brasileira de Horticultura (ABH), promotora do evento que acontece a cada dois anos. “O tema escolhido – “Olericultura 4.0: desafios e oportunidades” – confirma a disposição das instituições envolvidas para que essa cadeia não fique fora dessas novas ferramentas da agricultura digital”, sublinha Nascimento.

A programação desta edição do Congresso Brasileiro de Olericultura também traz a participação de especialistas da Embrapa Agricultura Digital. Entre os palestrantes está o pesquisador Jayme Barbedo, que vai abordar o uso de inteligência artificial para diagnose de doenças em hortaliças.

Martha Bambini e Cássia Mendes vão participar de duas mesas redondas, sobre o empreendedorismo no setor hortícola, envolvendo hubs de inovação, parques científicos e tecnológicos e programas para aceleração de startups, e também sobre a regulamentação de mercado para serviços tecnológicos.

Anderson Alves, supervisor da área de negócios da Embrapa Agricultura Digital, também será moderador do painel sobre os avanços tecnológicos e digitais na comercialização de hortaliças, que vai tratar por exemplo da rastreabilidade na cadeia. 

O evento terá ainda a palestra do pesquisador José Antonio Azevedo Espindola, da Embrapa Agrobiologia, sobre as contribuições da pesquisa para sistemas orgânicos ou agroecológicos de produção de hortaliças.

Marcelo Mikio Hanashiro, analista da Embrapa Hortaliças e vice-presidente da Comissão Executiva, responsável pela organização do 57º CBO, explica que o tema da agricultura digital na cadeia produtiva de hortaliças, onde a participação de agricultores familiares é muito significativa, tem de ser abordado com carinho especial.

“Ao lado de produtores altamente tecnificados, estão aqueles cujo elo com as tecnologias digitais são mínimos, como a utilização de aplicativos de mensagens. Precisamos trazer competitividade a todos. A partir do convite feito pelo IAC para colaborar neste Congresso, acreditamos que os diversos parceiros, entre os quais a Embrapa, podem trazer inúmeras discussões e soluções para todo o público presente, sempre envolvendo a ciência e a inovação”, destaca Hanashiro.

Além dele e da pesquisadora da Embrapa Territorial Cristiaini Kano, na comissão executiva, a Embrapa tem representantes na comissão científica do Congresso, com os pesquisadores da Embrapa Hortaliças, Ítalo Guedes, e da Embrapa Agricultura Digital, Ivan Bergier.

 

Anelise Macedo (MTB 2749 DF)
Embrapa Hortaliças

Contatos para a imprensa

Telefone: (61) 3385-9109

Graziella Galinari (MTb 3863/PR)
Embrapa Agricultura Digital

Contatos para a imprensa

Telefone: (19) 3211-5806

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

eventocbocongresso-brasileiro-de-olericulturaiac