06/03/24 |   Comunicação  Produção animal

Histórias em quadrinhos desmistificam conceitos sobre pecuária de corte

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Capa

Capa - Material populariza e democratiza conteúdo técnico.

Material populariza e democratiza conteúdo técnico.

A série "Mitos e Verdades sobre a Carne", lançada em 2016 pela Embrapa, acaba de ganhar a sexta publicação da coleção, dessa vez, o tema é o bem-estar animal. Com foco no público infantil, o gibi busca, ludicamente, desmistificar os conceitos ao redor do consumo de carne bovina, crescente nos últimos anos. O bem-estar animal está relacionado à saúde pública, segurança do alimento e desenvolvimento econômico, trazendo produtividade e eficiência ao sistema produtivo. 

Com ilustrações de Eduardo Borges, a série, idealizada pela pesquisadora em bem-estar animal Fabiana Villa e pelo editor Rodrigo Alva, teve neste número a colaboração da bolsista em inovação tecnológica Caroline Carvalho de Oliveira. Em versão digital, os quadrinhos estão disponíveis, gratuitamente, no Portal da Embrapa Gado de Corte (Campo Grande-MS). Já os demais fascículos, a partir de parcerias, tiveram versões impressas. 

“Toda a proposta foi pensada com o objetivo de democratizar e facilitar o acesso a informações que ficam, às vezes, restritas ao meio acadêmico e podem chegar de forma ruidosa à população em geral. A relação do consumo de carne bovina às questões ambientais é potencializada, muitas vezes, sem conhecimento correto sobre o assunto”, enfatiza Fabiana Villa. A série busca esclarecer as  dúvidas e derrubar os mitos, de forma lúdica e acessível, e direciona o conteúdo informativo para adolescentes e crianças entre oito e 14 anos, com base cientificamente comprovada, segue a pesquisadora.

 

Série Mitos e Verdades
O primeiro número, Gases de efeito estufa, chegou à nona tiragem, e soma 11,5 mil exemplares distribuídos. A Associação Sul-Mato-Grossense dos Produtores de Novilho Precoce (APSNP), o Grupo Roncador, a entidade De Olho No Material Escolar (DONME) e a Associação Brasileira de Citros de Mesa (ABCM) foram parceiros nessa empreitada, que chegou a escolas de ensino fundamental e médio da Capital, à Dinapec Kids e Teen em Campo Grande/MS, ao Agrishow em Ribeirão Preto/SP, ao 13º Mesa de Citrus em Cordeirópolis/SP e outros eventos, alcançando o público urbano e rural.

Por meio dessas parcerias, afirma Rodrigo Alva, foi “possível dar maior amplitude do alcance de público. Novilho, DONME, Grupo Roncador e outras instituições viabilizaram tiragens e fortaleceram a presença desse material em diferentes partes do País, por meio de atividades, que nós - Embrapa - não estaríamos fisicamente”. 

Essas mesmas instituições também investiram na impressão de quase 10 mil unidades da HQ, Água, a terceira da série e já na 5a tiragem. A água é essencial para a produção pecuária, do consumo animal a irrigação e o setor busca utilizar o recurso de forma, cada vez mais, sustentável. 

Ao abordar a Carne Carbono Neutro, o segundo número, veio com mil exemplares impressos em conjunto com a Fazenda Lagoa dos Currais. A carne carbono neutro (CCN) é produzida em sistemas integrados com a presença de árvores plantadas, que são responsáveis pelo sequestro de carbono e possibilitam a neutralização da emissão de metano dos animais em pastejo, além de proporcionar conforto térmico ao gado. O foco do sistema é o componente florestal.

Os 2 mil exemplares da história a importância do consumo de carne levaram a relevância do consumo da carne bovina à dieta humana. Já o gibi Agrotóxicos está na 3a tiragem, com 2,3 mil impressões. A série, como um todo, é distribuída em eventos nos quais a Embrapa é realizadora ou parceira. Igualmente, está disponível em versão digital a fim de popularizar e democratizar seu conteúdo.

 

Carrapatos e saúde pública

Outra HQ que chegou ao público infantil foi o projeto “Carrapato - como se proteger”, com coordenação do parasitologista da Embrapa Renato Andreotti, ilustrações e texto de Karina Carrão Castagnolli, revisão técnica de Marcos Valério Garcia e diagramação de Rodrigo Alva. A primeira edição conta com mil exemplares. 

Os carrapatos podem causar prejuízos na casa de 13,8 bilhões de reais por ano, segundo dados de 2020, do Ministério da Agricultura e Pecuária e a carrapatose é uma das doenças que mais afetam os rebanhos. Além dos problemas que normalmente causam, transmitem agentes de doenças como a babesiose e a anaplasmose. Ainda há enfermidades que esses parasitas, quando infectados por bactérias ou vírus, podem transmitir para os seres humanos. 

Andreotti ratifica o objetivo de popularizar as informações às crianças em idade escolar e que vivem em zona urbana. Ele e sua equipe levaram o gibi ao Show Rural Coopavel, no início de fevereiro, em Cascavel/PR, e a iniciativa segue agora para a Tecnofam em Dourados/MS. 

A fim de ampliar a proposta, o conteúdo estará também na bagagem do pesquisador em uma reunião sobre esse ectoparasita, coordenada pela FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura), no Panamá. 

Dalízia Aguiar (MTb 28/03/14/MS)
Embrapa Gado de Corte

Contatos para a imprensa

Telefone: +55 67 3368-2144

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

carrapatosembrapa-escolamitosgibihqhistoria-em-quadrinhos