07/03/24 |   Transferência de Tecnologia

Projeto Semear Digital em Vacaria

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Na última semana o analista  Edison Bolson e o pesquisador Luciano Gebler, da Embrapa Uva e Vinho, acompanharam a equipe da Embrapa Agricultura Digital, de Campinas (SP), para dar início às ações de inclusão digital em Vacaria.

A pesquisadora Luciana Alvim Romani, da Embrapa Agricultura Digital, lidera a iniciativa em Vacaria, visando diagnósticos socioeconômicos e capacitações para produtores locais. O projeto baseia-se na conectividade e tecnologias digitais, com foco em pequenos produtores de pequenas frutas e maçã na região. Vacaria foi escolhida devido a indicadores como IDH, educação e número de pequenos produtores.

 

Sobre o Projeto Semear

O Semear Digital foi aprovado no final de 2022 em edital da Fapesp para constituição de Centros virtuais orientados a problemas específicos e com impacto social e econômico ao longo de cinco anos. Sua missão é atuar na pesquisa, desenvolvimento e inovação em tecnologias emergentes visando à inclusão de pequenos e médios produtores rurais. Entre as ações previstas, está o estabelecimento de Distritos Agrotecnológicos (DATs), em diferentes regiões do País, para a promoção de soluções de conectividade em áreas rurais e a inserção de tecnologias digitais em processos de produção agropecuária, envolvendo, por exemplo, aplicações em inteligência artificial e sensoriamento remoto, automação e agricultura de precisão, rastreabilidade e certificação.

Os municípios que receberão os DATs foram selecionados de forma técnica, com metodologia que utilizou indicadores socioeconômicos, como densidade demográfica, educação, infraestrutura, uso de internet e de computadores. Critérios de trabalho de campo, como logística e apoio técnico, diversidade de biomas e atividades agropecuárias definiram a escolha final dos municípios. A estruturação do levantamento utilizou informações estatísticas de instituições públicas de reconhecida capacidade técnica. Entre elas, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com dados do último censo agropecuário, realizado em 2017.

Foram considerados 34 indicadores, capazes de caracterizar os municípios nas diferentes regiões do país para que houvesse uma escolha assertiva e aderente aos objetivos do centro.

Funcionando como um piloto de fazenda inteligente, os DATs também permitirão investigar e validar tecnologias habilitadoras para o desenvolvimento de soluções digitais priorizadas para cada realidade. Por meio de parcerias, vai propor soluções em comunicação; pesquisar, desenvolver e validar tecnologias habilitadoras para soluções digitais; e, ainda, capacitar produtores, técnicos agrícolas e consultores em tecnologias digitais por meio de associações de produtores, cooperativas, escritórios de extensão rural públicos ou privados. Entre os potenciais parceiros do projeto, estão: produtores e cooperativas, grandes empresas fornecedoras, startups e programas de apoio ao empreendedorismo e inovação aberta, agentes financeiros e públicos das esferas federal, estadual e municipal, além de instituições de ensino e pesquisa.

No município de Vacaria, o Projeto terá duração de 4 anos, até 2027.

A Embrapa Agricultura Digital, Unidade localizada em Campinas (SP), é a instituição sede do Semear Digital. O projeto tem ainda como instituições associadas o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPQD), a Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" da Universidade de São Paulo (Esalq/USP), o Instituto Agronômico (IAC), o Instituto de Economia Agrícola (IEA), o Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel) e a Universidade Federal de Lavras (UFLA).

Em Vacaria, o Semear Digital conta com o apoio da Estação Experimental de Fruticultura de Clima Temperado vinculada à Embrapa Uva e Vinho.

Com o desenvolvimento do projeto, espera-se contribuir para a ampliação do acesso à conectividade por pequenos e médios produtores, acesso a novas tecnologias digitais e capacitação, com o envolvimento de parceiros e instituições públicas estaduais e municipais. Ao final, o projeto contribuirá para o fortalecimento do ecossistema regional criando um polo de inovação tecnológica focada em agricultura digital.

O projeto tem um potencial de atingir uns 300 produtores desde que as etapas de disponibilização de infraestrutura sejam atendidas.

Embrapa Uva e Vinho

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Galeria de imagens

Encontre mais notícias sobre:

projeto-semear-digital