08/03/24 |

Coesão em solos dos tabuleiros costeiros

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Nos dias 05 e 06 de março foi realizada uma reunião técnica sobre solos coesos dos Tabuleiros Costeiros com pesquisadores da Embrapa (Solos, Tabuleiros Costeiros e Mandioca e Fruticultura), de universidades e do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS). O local da reunião foi o LNLS, em Campinas, SP, órgão que faz parte da estrutura institucional do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM).

“Os objetivos da reunião foram discutir o que causa a coesão em solos dos Tabuleiros Costeiros; elaborar hipóteses sobre a gênese da coesão e planejar experimentos a serem realizados com uso da luz síncrotron”, disse o pesquisador José Coelho de Araújo Filho, da Embrapa Solos UEP-Recife.

Na abertura do evento, Maria de Lourdes Mendonça, chefe geral da Embrapa Solos (Rio de Janeiro-RJ), deu as boas vindas aos pesquisadores que estavam reunidos para estudar o problema da coesão em solos dos Tabuleiros Costeiros.

Ficou desenhado o plano de experimentos que será desenvolvido com base nas hipóteses levantadas sobre a questão da coesão dos solos. A amostragem será realizada em parceria com o Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), na Estação Experimental de Itapirema, onde já existem estudos consolidados em solos coesos. Algumas análises de rotina serão realizadas também em laboratórios da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e Embrapa Tabuleiros Costeiros.

A amostragem deverá ser realizada dentro de 20 dias e o material não deformado será guardado no laboratório de Física do Solo da UFRPE. Logo após a amostragem, virão dois pesquisadores do LNLS buscar amostras necessárias às pesquisas a serem realizadas por lá.

 

Carlos Dias (20.395 MTb RJ)
Embrapa Solos

Contatos para a imprensa

Telefone: (21) 2179-4578

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

solos