08/03/24 |   Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação

Artigo - Rede Café inicia preparativos para a primeira colheita dos experimentos em Rondônia

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Marcelo Curitiba Espindula

Marcelo Curitiba Espindula -

Planejamento é a palavra chave

Na primeira semana de março de 2024, pesquisadores, técnicos e bolsistas do projeto Rede estadual de avaliação de cafés no estado de Rondônia – REDE CAFÉ visitaram às unidades experimentais para iniciar a marcação das plantas visando a colheita de 2024. Os seis experimentos estão instalados em diferentes regiões do estado de Rondônia, em produtores parceiros e no campo experimental da Embrapa. Os municípios que receberam as unidades experimentais foram Cacoal, Alta Floresta do Oeste, São Miguel do Guaporé, Seringueiras, Cujubim e Ouro Preto do Oeste. “Considerando que são muitos clones para serem avaliados ao mesmo tempo  em diferentes regiões, a marcação das parcelas e etiquetagem de plantas é primordial para o sucesso das avaliações”, comenta João Deocleciano, analista da Embrapa.

Expectativa de alta produtividade

A visita técnica contou com a participação de equipes da Embrapa Rondônia, Emater-RO, UNIR e dos produtores parceiros. Essa será a primeira colheita das unidades experimentais, que foram implantadas em FEV/MAR de 2022. Durante a visita observou-se que as plantas se encontram em pleno vigor vegetativo e com carga produtiva acima do esperado. “Estamos avaliando o ciclo de maturação de 64 clones, dessa forma, a colheita de todas as unidades será dividida em 3 etapas com o objetivo de classificar os clones quanto a maturação precoce, intermediária e tardia”, explica Marcelo Curitiba Espindula, pesquisador da Embrapa.

Investimentos em pesquisa e inovação

Essas avaliações fazem parte das atividades do projeto "Rede estadual de avaliação de cafés do estado de Rondônia", fruto da parceria entre Embrapa e Governo de Rondônia por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico – SEDEC. As ações tiveram início em 2021 e tem como objetivo caracterizar os clones de café desenvolvidos pelos próprios cafeicultores do estado, agregando valor, conhecimento e inovação aos cafés regionais. O projeto é financiado pelo Fundo de Investimento e Desenvolvimento Industrial do Estado de Rondônia - FIDER.  "Esses investimentos em pesquisa são de extrema importância para o desenvolvimento e transferência de novas tecnologias para a Amazônia", ressalta Alexsandro Lara Teixeira, pesquisador da Embrapa.

 

Alexsandro Lara Teixeira
Pesquisador, D.Sc. Genética e Melhoramento de plantas                                                                                            alexsandro.teixeira@embrapa.br

Telefone: +55 (27) 3636-9811

Embrapa Café / INCAPER Vitória-ES

Alexsandro Lara Teixeira
Embrapa Rondônia

Contatos para a imprensa

Telefone: (27) 3636-9811

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Galeria de imagens

Encontre mais notícias sobre:

rede-cafeestado-de-rondoniaalexsandro-teixeira