08/03/24 |   ILPF

Embrapa realiza Dia de Campo em Santo Antônio de Goiás sobre forrageira para sistemas de integração

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Sebastião Araújo

Sebastião Araújo - Encontro divulgou a forrageira com seu histórico e manejo, demonstrando seus benefícios para a cultura de grãos (arroz, feijão e soja) em sistemas de integração lavoura-pecuária.

Encontro divulgou a forrageira com seu histórico e manejo, demonstrando seus benefícios para a cultura de grãos (arroz, feijão e soja) em sistemas de integração lavoura-pecuária.

A Embrapa Arroz e Feijão recebeu cerca de 90 pessoas em sua sede, na Fazenda Capivara, em Santo Antônio de Goiás, para o Dia de Campo de apresentação da BRS Integra, única cultivar de Brachiaria ruziziensis desenvolvida para as condições de clima e solo brasileiros. O encontro teve como objetivo divulgar essa forrageira, com seu histórico e manejo, demonstrando seus benefícios para a cultura de grãos (arroz, feijão e soja) em sistemas de integração lavoura-pecuária. Realizado na manhã do dia 07 de março, o evento teve por organizadores, além da Embrapa, a Unipasto, e os projetos SustentAgro/GO e Land Innovation Fund.

 

A abertura do evento foi conduzida pelo pesquisador da Embrapa, Pedro Luiz Oliveira de Machado, e contou com o chefe-Adjunto de Administração da Unidade anfitriã, Fernando Magela; o representante da Embrapa Gado de Leite, Websten Cesário, responsável pela Transferência de Tecnologia da parceria Embrapa/Unipasto; Olaiana Gomes, assessora técnica da Unipasto; Nilo Sander, representante da Rede Integração Lavoura Pecuária Floresta (ILPF); e Fernanda Mara, que foi a coordenadora do evento, ao lado de Pricila Vetrano Rizzo, ambas analistas da Embrapa Arroz e Feijão.

A cultivar foi desenvolvida pela parceria Embrapa/Unipasto, como alternativa para alimentação animal e produção de palhada, especialmente para o sistema ILPF. O evento foi dividido em três estações: (1) “BRS Integra – Histórico de Obtenção e Características Principais”, conduzida por Fernanda Mara; (2) “Manejo da Palhada de Braquiária Para Cultivo de Arroz e Feijão”, Mábio Lacerda, pesquisador da Embrapa Arroz e Feijão; e (3) “BRS Integra em Sistemas Integrados de Produção – ILPF”, por Pedro Machado.

Fernanda Mara lembra que a BRS Integra foi lançada em 2022 em um evento on-line, devido à pandemia, e que a cultivar é fruto de trabalho em prol de uma agricultura de baixa emissão de carbono, com menor impacto nas mudanças climáticas. “Hoje é o primeiro evento presencial em Goiás, o primeiro Dia de Campo em que mostramos essa cultivar para produtores, sementeiros, técnicos e estudantes. Este evento é uma oportunidade para que todos se aprofundem no conhecimento sobre essa forrageira”, disse Fernanda Mara.

Henrique de Oliveira (MTb/GO1.960)
Embrapa Arroz e Feijão

Contatos para a imprensa

Telefone: (62) 3533-2108

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Galeria de imagens

Encontre mais notícias sobre:

braquiariaforrageira