11/03/24 |   Biodiversidade

Workshop aborda conservação das variedades de abacaxi do Amazonas

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Henrique Santos

Henrique Santos - BAG de Abacaxi na fazenda da Ufam

BAG de Abacaxi na fazenda da Ufam

A Embrapa Amazônia Ocidental recebeu nesta segunda-feira (11/03/2024),  participantes do I Workshop de Intercâmbio da Rede de Guardiães das variedades locais de abacaxi cultivadas no Estado do Amazonas. O evento é uma ação do projeto  “Conservação das variedades locais de abacaxi cultivadas no Estado do Amazonas”, realizado pela parceria Embrapa, Ufam e Idam com recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).

Os participantes foram recebidos pelo pesquisador Everton Rabelo Cordeiro, chefe-geral da Embrapa Amazônia Ocidental, e por Kátia Emídio, chefe-adjunta de P&D, no Auditório Caiaué. Ambos exaltaram a importância do projeto para a manutenção da biodiversidade do abacaxi e colocaram a instituição à disposição dos agricultores e representantes de instituições presentes.

O estágio atual do projeto “Conservação das variedades locais de abacaxi cultivadas no Estado do Amazonas”, foi apresentado pelo coordenador do projeto, pesquisador Henrique dos Santos Pereira, professor licenciado da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e atual diretor do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa).

Segundo Pereira, o evento encerrava o projeto com validade de dois anos, financiado pela Fapeam, mas as ações terão continuidade e, para isso acontecer,  conta com o apoio de todas as instituições e agricultores envolvidos.

Ainda como parte do Workshop houve a palestra do pesquisador Marcos Vinícius Garcia, que explanou sobre as “Tecnologias da Embrapa para a Cadeia Produtiva do Abacaxi”, com enfoque nos tratos culturais que podem contribuir para a melhoria a cadeia produtiva da cultura. Em seguida aconteceu visita ao Laboratório de Cultura de Tecidos, onde foi demonstrada a propagação do abacaxizeiro em cultura de tecidos, um processo que garante a multiplicação com altas taxas de garantia da genética da planta.

No período da tarde, os participantes se dirigiram à Fazenda Experimental da Ufam para visita ao Banco Ativo de Germoplasma do Projeto de Abacaxi e participação nas palestras sobre Boas Práticas Agrícolas da Cultura da roda de conversas “Perspectivas das pesquisas com o abacaxi no Amazonas”, com especialistas da Universidade.

 

Sobre o projeto

O projeto  “Conservação das variedades locais de abacaxi cultivadas no Amazonas ”, tem por objetivo contribuir para a valorização e conservação da agrobiodiversidade por meio da coleta, caracterização e conservação de germoplasma de abacaxis comestíveis, domesticados e cultivados pelas populações indígenas e os agricultores familiares da Amazônia.

O projeto prevê quatro estratégias de conservação das espécies de abacaxis. A primeira é estabelecer, em condições de campo (conservação ex situ), um BAG de abacaxis comestíveis, que está instalado na fazenda da Ufam. A segunda é manter as variedades nos seus lugares de origem (conservação on farm), que é a roça dos agricultores tradicionais e indígenas.

A terceira é a conservação in vitro (conservação ex situ) como uma “cópia de segurança” do BAG mantido em campo, no laboratório de Cultura de Tecidos da Embrapa Amazônia Ocidental. A quarta estratégia será estabelecer e avaliar a viabilidade da coleção de pólen de variedades locais sob criopreservação. As diferentes estratégias de conservação são complementares e reduzem os riscos de perda de variabilidade genética, bem como, facilitam também o intercâmbio e uso do germoplasma.

Maria José Tupinambá (114 DRT-AM)
Embrapa Amazônia Ocidental

Contatos para a imprensa

Telefone: (92) 3303-7898

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Galeria de imagens

Encontre mais notícias sobre:

workshopabacaxi