12/03/24 |   Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação  Transferência de Tecnologia

Viagem a Maragojipe dá início a atividades de projeto com mandioca

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Nesta quarta (12/3), pesquisadores e analistas da Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas, BA) visitam a Associação Comunitária do Brinco (Abrinco), localizada em Maragojipe, no Recôncavo Baiano. O grupo de 62 agricultores possui uma agroindústria e produz aipim resfriado, aipim com casca, inhame resfriado, inhame com casca, goma de tapioca para beiju, tapioca granulada, farinha de mandioca e batata-doce com casca que são vendidos em diversas redes de supermercados da capital e do interior do estado. Todos os produtos têm o selo da Agricultura Familiar.

O objetivo do encontro é discutir o início do projeto “Processo de produção de mandioca palito pré-cozida congelada a partir da variedade Eucalipto voltado para a agroindústria familiar”, liderado pela pesquisadora Luciana Alves de Oliveira e aprovado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb).

Além de Luciana, participam das atividades os pesquisadores Fabiana Fumi Cerqueira Sasaki (Laboratório de Pós-colheita), Joselito da Silva Motta (Setor de Gestão de Transferência de Tecnologia), Ronielli Cardoso Reis (Laboratório de Ciência e Tecnologia de Alimentos - LCTA), Gilmar Souza Santos e José da Silva Souza, do Núcleo de Ações Estratégicas (NAE), e os analistas Marcelo do Amaral Santana (NAE) e Jaciene Lopes de Jesus (LCTA).

Na programação, estão apresentações das equipes da Embrapa e da Abrinco e das metas físicas e atividades do projeto. “Também vamos agendar a segunda visita para diagnóstico, com a agroindústria da Abrinco em operação e colheita no campo, para que as capacitações sobre manuseio pós-colheita, em Boas Práticas de Fabricação e no processamento do aipim palito possam ser mais direcionadas”, explica Luciana Oliveira.

 

Léa Cunha (DRT-BA 1633)
Embrapa Mandioca e Fruticultura

Contatos para a imprensa

Telefone: (75) 3312-8076

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

transferencia-de-tecnologiamandioca