11/03/24 |   Comunicação  Transferência de Tecnologia

Cochonilhas farinhentas em uvas vão ser abordadas em Seminário na Embrapa Uva e Vinho

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Fábio Ribeiro

Fábio Ribeiro - Divulgação

Divulgação

Na próxima sexta-feira (15/3), às 15h, o entomologista Marcos Botton, pesquisador da Embrapa Uva e Vinho (Bento Gonçalves, RS), vai apresentar o seminário  “Atualização técnica em manejo de cochonilhas farinhentas em uvas para processamento”. O evento é gratuito e as inscrições devem ser realizadas no endereço: bit.ly/cochonilha2024. As vagas são limitadas.

O evento é direcionado para produtores e  técnicos  interessados  em conhecer as estratégias de manejo deste grupo de insetos  Além das espécies já conhecidas, o seminário será direcionado para a espécie invasora Planococcus fícus que tem sido observada em elevadas populações em uvas finas para processamento em algumas regiões.

“É importante que os produtores e os técnicos conheçam as espécies presentes no vinhedos para aplicar o manejo adequado. Devem ter especial atenção à cochonilha Planococcus fícus devido ao elevado potencial de se reproduzir e os danos que ela causa, que vão desde a inviabilização da utilização dos cachos, seja para consumo  da uva ou processamento,  além de ser vetora de virus”, pontua Marcos Botton.

O evento realizado pela Embrapa Uva e Vinho irá acontecer no auditório da Empresa de Pesquisa. Depois da palestra haverá um espaço para questionamentos dos participantes.

Saiba Mais: As cochonilhas farinhentas são insetos que podem estar presentes nos cachos de uva, raízes, folhas e troncos  das videiras e são facilmente identificadas pela presença da fumagina que reduz a capacidade fotossintética das plantas. As cochonilhas farinhentas ocorrem associadas a formigas doceiras que as protegem dos inimigos naturais e auxiliam na dispersão. É uma das pragas que fica presente durante todo o ciclo produtivo da videira e caso não manejada, pode resultar em frutos inviáveis para o comércio.

Serviço:

Evento: Seminário “Atualização técnica em manejo de cochonilhas farinhentas em uvas para processamento”
Data: 15 de março (sexta-feira)
Horário: 15h às 16h30
Local: Auditório da Embrapa Uva e Vinho, Rua Livramento, 515 – Bento Gonçalves

Inscrições Gratuitas em: bit.ly/cochonilha2024.

Viviane Zanella (MTb 14.400/RS)
Embrapa Uva e Vinho

Contatos para a imprensa

Telefone: (54) 3455- 8084

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

eventopalestracochonilhas-farinhentas