12/03/24 |   Transferência de Tecnologia

Embrapa Clima Temperado participa da 15ª Feira do Butiá, em Giruá/RS

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Francisco Lima

Francisco Lima - No estande da Embrapa, com o deputado estadual responsável pelo Projeto de Lei que instituiu o Projeto da Rota dos Butiazais no Estado e o Dia Estadual do Butiá, em 13 de março.

No estande da Embrapa, com o deputado estadual responsável pelo Projeto de Lei que instituiu o Projeto da Rota dos Butiazais no Estado e o Dia Estadual do Butiá, em 13 de março.

De 8 a 10 de março, a equipe da Embrapa Clima Temperado (RS) esteve presente na 15ª Feira do Butiá, realizada anualmente no município de Giruá (RS). A participação ocorreu por meio do Projeto Rota dos Butiazais, com oficina culinária, palestra na programação técnica do evento e estande institucional. Leonardo Dutra, chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia da Unidade, integrou a abertura oficial do evento, na manhã do dia 9.

A presença da Unidade é tradicional desde a nona edição da Feira, em 2015. Neste ano, uma das novidades do evento é a identificação da espécie e da idade estimada dos butiazeiros do Parque de Exposições Olmiro Callai. Segundo a presidente do evento, Cláudia Amaral, a Embrapa dá suporte técnico para validação dessas informações e para todo o uso sustentável do butiá. “Existe uma troca muito grande de conhecimento cultural, teórico, técnico e prático do giruaense em relação à Embrapa”, afirma.

Na sexta-feira (8), durante a programação do evento, a pesquisadora Rosa Lia Barbieri também integrou a comissão avaliadora do Concurso Gastronômico Balaio de Sabores, que premiou as melhores receitas doces, agridoces e salgadas, e bebidas feitas com a fruta. No mesmo dia, a doutora e bolsista do Projeto Rota dos Butiazais, Claudete Mistura, ministrou Oficina Culinária com Butiá para 44 agricultoras familiares, nutricionistas, merendeiras de escolas públicas e professoras, de nove municípios gaúchos. 


Resgate e transplante de mudas

Ainda na sexta-feira, em meio às palestras técnicas da Feira no Auditório Central, o pesquisador Ênio Sosinski compartilhou alguns resultados de um trabalho de resgate de mudas em áreas de silvicultura e deu dicas sobre como resgatar e transplantar mudas para formação de novos pomares e recuperação de áreas degradadas.

“Há uma demanda muito grande nessa região do Estado por novos butiazeiros, novos frutos e novos produtos de butiá. Para isso, nós precisamos ter novas mudas. Então, oferecemos para eles aqui o nosso conhecimento, o trabalho que a gente vem fazendo em outras regiões do Estado”, explicou. 


Abertura oficial

Na manhã de sábado (9), foi realizado o ato de abertura do evento, com apresentações artísticas e fala de autoridades. Leonardo Dutra, chefe-adjunto de TT da Embrapa, reforçou o compromisso da Unidade com a continuidade e crescimento do Projeto Rota dos Butiazais. “Hoje nós temos outra visão do butiá, que é encarado como uma fonte de alimento para seres humanos e animais, como fonte para o artesanato e aqui foi representado em poesia e teatro. É cultura. E assim como Giruá abraçou o butiá, a Embrapa abraçou e foi abraçada pelos butiazais”, afirmou.

A solenidade contou ainda com a manifestação da presidente Claudia Amaral, que destacou a importância da Rota dos Butiazais para o município. O deputado estadual, Eduardo Loureiro, responsável pelo Projeto de Lei que instituiu o Projeto da Rota dos Butiazais no Estado e o Dia Estadual do Butiá no Rio Grande do Sul, em 13 de março, também destacou o impacto desse trabalho. “A partir dessa associação, muita coisa vem sendo feita”, disse.

Na sequência, o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ernani Polo, representando o Governo do Estado do Rio Grande do Sul, destacou o papel da Embrapa, bem como da extensão rural, no aumento da evolução tecnológica e da produtividade do Estado. Por fim, o prefeito de Giruá, Ruben Weimer, reforçou a importância da participação da Embrapa, por meio da pesquisadora Rosa Lia Barbieri, nas edições do evento, realizado desde 2003 no município.

Francisco Lima (13696 DRT/RS) (13696 DRT/RS)
Embrapa Clima Temperado

Contatos para a imprensa

Telefone: 53 32758113

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Galeria de imagens