12/03/24 |   Biotecnologia e biossegurança  Segurança alimentar, nutrição e saúde

Curso sobre biossegurança ultrapassa 2 mil inscritos

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Jorge Duarte

Jorge Duarte - No mundo pós-pandemia, falar em biossegurança virou um assunto comum.

No mundo pós-pandemia, falar em biossegurança virou um assunto comum.

Com mais de 2,3 mil inscritos, em apenas sete meses, e o único oferecido pela Embrapa, em formato EAD, com enfoque em laboratório de biossegurança, o curso “Biossegurança em laboratórios de pesquisa” tem inscrições abertas até julho deste ano. A capacitação de 20 horas é para usuários de laboratórios com Certificado de Qualidade em Biossegurança (CQB) e tem, como instrutores, especialistas da Embrapa, Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio), Fiocruz, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Instituto de Biologia do Exército (RJ) e Universidade Federal de Viçosa (MG).

 “Existem excelentes cursos disponíveis oferecidos por outras Instituições, mas oferecido pela Embrapa, com enfoque em laboratório multiusuário de biossegurança para pecuária e aulas com o tema Casa de Vegetação e Campo Experimental, somente o nosso”, enfatiza Lenita Ramires, pesquisadora da Embrapa (Campo Grande-MS) e presidente da Comissão Interna de Biossegurança da Unidade. 

O prazo-limite de oferecimento da capacitação se deve à necessidade de reformulação do mesmo. A pesquisadora reforça quanto à precisão em atualizar o assunto, biossegurança, e também o intuito da equipe em otimizar o material levado ao ar. Desde 2019, a biossegurança e a bioproteção são reconhecidas como áreas estratégicas no País, devido aos possíveis danos à saúde humana, animal e vegetal, bem como à segurança socioeconômica. 

Ainda entre 2019 e 2020, a biossegurança virou um assunto usual, devido à pandemia. Concomitantemente, práticas de pesquisa que utilizam OGMs (organismos geneticamente modificados) ficaram mais frequentes, o que exigiu conhecimento e capacitação. “Então um conjunto de fatores tem contribuído para essa grande procura pelo curso ofertado”, expõe Ramires. 

Na capital sul-mato-grossense, ela, ao lado de outros cientistas, atua no Biopec (Laboratório Multiusuário de Biossegurança para a Pecuária), um laboratório de alto nível de contenção biológica com Certificado de Qualidade em Biossegurança, com staff reconhecido, localizado na Embrapa Gado de Corte.

Sobre o Curso
Os participantes encaram três módulos, com avaliação ao final de cada um. Autoinstrucional, na primeira fase, conceitos sobre biossegurança e legislação são ministrados. No segundo módulo, os procedimentos para laboratórios NB-1, NB-2 e NB-3, como avaliação de risco, cabines de segurança biológica, casa de vegetação, campo experimental e classificação e manejo de resíduos de serviços de saúde (RSS) são o foco. 

Já no terceiro e último bloco, os profissionais percebem a biossegurança na prática, com aulas sobre instalações de alta e máxima contenção, bioproteção, acesso e controle, procedimentos de entrada e saída e procedimentos no Biopec. Em sua maioria, profissionais das áreas de Biologia, Biotecnologia, Medicina Veterinária e Zootecnia são os mais interessados no treinamento. 

 

Sobre o Biopec
O Biopec possui áreas de biossegurança nível 1, 2 e 3 (NB1, NB2 e NB3), e nelas são realizadas atividades que envolvem patógenos de alto risco biológico para a cadeia da pecuária, causadores de doenças como salmonelose, brucelose, tuberculose e doenças êntero-hemorrágicas. 

O laboratório multiusuário está cadastrado na Plataforma Nacional de Infraestrutura de Pesquisa MCTI e está disponível para a comunidade científica. Sua utilização, e de outros equipamentos, é possível mediante a solicitação de uso e aprovação do Comitê Técnico. Informações e agendamento em: https://www.embrapa.br/gado-de-corte/laboratorio-biopec.

Dalízia Aguiar (MTb 28/03/14/MS)
Embrapa Gado de Corte

Contatos para a imprensa

Telefone: +55 67 3368-2144

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

capacitacaolaboratoriobiopecbiossegurancaeadecampobioprotecao