14/03/24 |   Produção vegetal  Transferência de Tecnologia  Mercado de Cultivares e Sementes

Soja BRS 1056IPRO é destaque em dia de campo da Coamo em Mangueirinha

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A Embrapa Soja e a Fundação Meridional irão apresentar a cultivar de soja BRS 1056IPRO, durante o dia de campo promovido pela cooperativa Coamo, no sábado, dia 16 de março, em Mangueirinha (PR). A BRS 1056IPRO é um dos lançamentos da Embrapa que tem como ponto forte a alta performance produtiva, associada a outras características de interesse do mercado. Carina Rufino, chefe de Transferência de Tecnologias da Embrapa Soja, fará a entrega simbólica das sementes da BRS 1056IPRO para a Coamo.  

 “O lançamento regional desta cultivar reforça, neste tradicional dia de campo, a sólida parceria entre Embrapa e Coamo. Esta nova cultivar tem chamado a atenção por seu potencial competitivo, quando comparada aos materiais disponíveis no mercado. E, parcerias como essa com a Coamo, colaboram para que as tecnologias mais promissoras cheguem rapidamente aos produtores”, enfatiza Carina. 

A BRS 1056IPRO vem superando os rendimentos das melhores cultivares, com ciclos próximos, disponíveis no mercado, nas regiões de indicação de cultivo. A cultivar ainda apresenta estabilidade de produção, resistência ao acamamento, tipo de crescimento indeterminado e ciclo precoce (grupo de maturação relativa 5.6).

“Essa cultivar tem chamado a atenção por reunir muitos aspectos positivos e relevantes para o planejamento que almejam altos rendimentos”, diz o analista de transferência de tecnologias da Embrapa Soja Rogério Borges. “Também agrada o fato de ela possibilitar o plantio antecipado, o que permite a sua inserção no sistema de rotação ou sucessão com outras culturas, nas regiões ou sistemas de produção que demandam essa semeadura antecipada”, ressalta Borges.

Com relação à sanidade, a BRS 1056IPRO apresenta resistência às principais doenças da soja, principalmente à podridão parda da haste e à podridão radicular de Phytophthora. Ela é indicada para o Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná (RECs 102 e 103) e São Paulo (REC 103). “Conforme resultados de pesquisa da safra 2022/23, a BRS 1056IPRO apresentou mérito agronômico para indicação no Paraná (REC 201), principalmente para as regiões acima de 600 m de altitude. Portanto, estará indicada para semeadura também nessa região a partir da safra 2024/25”, anuncia Borges. 

Lebna Landgraf (MTb 2903 - PR)
Embrapa Soja

Contatos para a imprensa

Telefone: (43) 3371-6061 (whatsapp)

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/