14/03/24 |   Produção vegetal  Transferência de Tecnologia

Dia de Campo apresenta cultivares de soja para produtores acreanos

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Felipe Sá

Felipe Sá - Ensaios de cultivares de soja na Fazenda Vale do Sol.

Ensaios de cultivares de soja na Fazenda Vale do Sol.

No próximo sábado (16), a Embrapa Acre e parceiros realizam Dia de Campo sobre o cultivo de soja, na Fazenda Vale do Sol, localizada na BR 317 (km 53 - km 5 - Vila Pia), em Porto Acre (AC). O evento é gratuito e aberto ao público, com o início das atividades a partir das 7h30min.

No Dia de Campo serão apresentadas 12 cultivares de soja da Embrapa e 24 de empresas do ramo de sementes. Os materiais estão sendo avaliados com relação à precocidade, adaptação ao clima e solo do Acre, resistência à doenças fúngicas e densidade das plantas. A programação inclui visita ao campo, palestras e atividades práticas.

“O evento é uma oportunidade para produtores do ramo conhecerem o potencial de novas cultivares de soja. As que apresentarem resultados mais satisfatórios, poderão ser indicadas como alternativa para os cultivos no Acre, inclusive em sistemas de Integração Lavoura-Pecuária (ILP)”, explica o pesquisador Idésio Luis Franke, da Embrapa Acre. 

 

Seminário

Na sexta-feira (15), estudantes da Universidade Federal do Acre (Ufac) participam do seminário “Cultivando Grãos no Acre",  no auditório Pedro Martinello, no Centro de Convenções da Ufac. A abertura do evento começa às 13h30. Em seguida, o pesquisador da Embrapa Soja, Rodrigo L. Brogin, ministra palestra sobre doenças fúngicas na cultura da soja.

A programação do evento continua com a apresentação da pesquisadora Vanessa M. Gash Harris, do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), sobre  “Mercado da Soja: tendências e perspectivas”, às 16 horas. A última palestra trata sobre sustentabilidade no cultivo de grãos: tecnologias e perspectivas, e será realizada pelo chefe-geral da Embrapa Cerrados, Sebastião Pedro da Silva Neto, a partir das 16h30. Ao final das apresentações, será aberta uma sessão de perguntas e respostas sobre todos os temas abordados no seminário.

 

Soja no Acre

A soja é uma cultura agrícola que está ganhando, cada vez mais, destaque na produção do Brasil. No Acre, a produção estimada de soja, na safra 2023/2024, é de 60 mil toneladas, representando um aumento de 32%  em relação à safra anterior de 2022/2023.  Além disso, a área colhida na safra atual apresenta 17.500 hectares, 45,8% maior que a safra anterior.

A produtividade média no estado está prevista em 3.460 kg por hectare, 5% acima da média nacional, segundo dados do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (fevereiro de 2024), realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). 

O município acreano com maior quantidade de produção do grão é Plácido de Castro, são 16.185 mil de toneladas. Seguido de  Capixaba (9.750), Rio Branco (6.765), Senador Guiomard (5.017) e Xapuri (3.258). Esses dados mostram o potencial de produção de soja no Acre.

O Dia de Campo “Acretec: cultivando tecnologias em grãos” é realizado em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Indústria (Sebrae Acre), Farm Solution, Agro São Miguel, com apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-AC), Federação de Agricultura e Pecuária do Acre, (Faeac), Governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura (Sepa), Sicoob Uni Acre e outros apoiadores.

 
 

Pâmela Celina (MTb 606/AC)
Embrapa Acre

Priscila Viudes (MTb 30/MT)
Embrapa Acre

Contatos para a imprensa

Telefone: 68 3212-3250

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

evento