13/03/24 |   Melhoramento genético  Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação  Produção vegetal  Segurança alimentar, nutrição e saúde

Pesquisador é homenageado em evento no Sealba

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Luna França

Luna França - Placa de homenagem foi entregue em 7 de março

Placa de homenagem foi entregue em 7 de março

Na última quinta (7), o engenheiro-agrônomo Orlando Sampaio Passos, pesquisador da Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas, BA), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura e Pecuária, foi homenageado ao final da 3ª edição do “Sealba +Citros +Milho”, em Inhambupe (BA), com uma placa em reconhecimento à importância para o desenvolvimento da citricultura nordestina.

Passos recebeu o prêmio das mãos de Mari Anna Batista, citricultora e responsável técnica pelo evento, realizado pelo Sindicato Rural de Inhambupe com o apoio da Associação Brasileira dos Citros de Mesa (ABCM) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), entre outros.

“O nome do doutor Orlando Passos foi selecionado em reconhecimento por todo o trabalho ativo que ele desempenha frente à citricultura nordestina durante anos, numa luta incansável em relação à perpetuação da produtividade, em relação a materiais genéticos de diversificação, sempre atento à cadeia produtiva dos citros como um todo. O olhar dele é muito específico na pesquisa. A gente está, hoje, em 2024 e doutor Orlando tem pesquisas da década de 1960. A gente parabeniza, reconhece e identifica tamanha importância de uma pessoa e de uma empresa”, destaca a produtora.

Para Antonio Leal, presidente do Sindicato Rural de Inhambupe, a homenagem foi natural. "O nome dele foi unânime. Somos gratos e estamos orgulhosos por reconhecer toda essa importância para o desenvolvimento da citricultura nordestina ao longo de anos. Doutor Orlando é uma sumidade em nível nacional em relação ao estudo genético", disse.

A presença de Orlando Passos na citricultura da região do Sealba — fronteira agrícola cujo termo representa as siglas dos estados de Sergipe, Alagoas e Bahia — vem de muito tempo, tendo participado, na década de 1970, da criação e do funcionamento da Estação Experimental de Citrus de Boquim (SE), mantida atualmente pela Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), vinculada ao governo estadual.

“Fiquei muito honrado com a distinção, juntamente com outros que representam a força do polo de citros Bahia/Sergipe. Falei aos presentes sobre a importância do estado de Sergipe na minha formação de pesquisador dos citros. Já em consideração aos produtores e visitantes do estado de São Paulo, lembrei o que significou para a minha vida profissional o estágio na Estação Experimental de Limeira, quando lidei com Sylvio Moreira, Vitória Rossetti, Ody Rodriguez e Ary Salibe, mestres da citricultura”, comenta.

A programação do 3º Sealba +Citros +Milho contou, entre outras, com palestra do pesquisador Walter dos Santos Soares Filho, líder do Programa de Melhoramento Genético de Citros da Embrapa, sobre o tema "Porta-enxertos para citros: presente e fruto – ações da Embrapa".

 

 

Léa Cunha (DRT-BA 1633)
Embrapa Mandioca e Fruticultura

Contatos para a imprensa

Telefone: (75) 3312-8076

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

citroscitriculturaparceria