14/03/24 |   Comunicação

Supervisor de Transferência de Tecnologia da Embrapa Semiárido recebe Título de Cidadão Petrolinense e medalha de Honra ao Mérito Dom Malan

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

O analista Elias Moura Reis, supervisor da Área de Transferência de Tecnologia da Embrapa Semiárido foi agraciado no dia 12 de março com o Título de Cidadão Petrolinense e a Medalha de Honra ao Mérito Dom Malan. As honrarias foram propostas pelo vereador Rodrigo Teixeira Coelho de Andrade Araújo, sendo destinadas a personalidades que tenham prestado relevantes serviços ao município de Petrolina.

A entrega ocorreu durante sessão solene da Câmara de Vereadores, que contou com a presença de familiares e amigos do homenageado. Na ocasião, as autoridades presentes destacaram a importância do momento, que não apenas homenageou Elias Moura Reis, mas também outras personalidades de destaque para o município.

Para o vereador Rodrigo Teixeira Coelho de Andrade, autor da proposição, a celebração é mais que merecida, representando o reconhecimento de Petrolina a um profissional que tem contribuído significativamente para o desenvolvimento do setor agropecuário regional, além dos relevantes serviços prestados na área acadêmica e cultural.

Nascido no município de Simplício Mendes, no Piauí, Elias reside em Petrolina desde março de 1957, quando se mudou aos sete anos de idade para iniciar seus estudos primários na cidade. Ao longo de mais de 67 anos, ele construiu uma história significativa em Petrolina, testemunhando o crescimento e desenvolvimento da cidade.

"É uma alegria imensa receber uma homenagem como essa, que tem um grande impacto na minha vida. Estou profundamente grato a Petrolina, pois esta cidade me proporcionou muito mais do que eu pude oferecer a ela. Aqui, plantei meus sonhos, constituí uma família e pude contribuir em diversas áreas, como professor, educador, no esporte, cultura e também por meio do trabalho realizado na Embrapa”.

Elias é graduado em Agronomia pela Faculdade de Agronomia do Médio São Francisco, mestre em Extensão Rural pela Universidade Federal de Viçosa e doutor em Agroecologia, Sociologia e Desenvolvimento Rural Sustentável pela Universidade de Córdoba, na Espanha. Desde 1994, atua na Embrapa Semiárido, na área de transferência de tecnologia, apoiando e executando importantes projetos que impactaram o setor produtivo regional. Atualmente, ele supervisiona o setor de transferência de tecnologia do Centro de Pesquisa.

"São 30 anos de dedicação à Embrapa, e com certeza meu nome ganhou mais destaque após minha entrada na instituição. A Embrapa é uma empresa que engrandece a nossa trajetória. Tenho certeza de que todo o trabalho que realizei e venho realizando na Empresa também contribuíram para que eu recebesse esta homenagem da Câmara de Vereadores de Petrolina”.

Durante toda a solenidade, Elias foi saudado por várias autoridades, evidenciando a sólida rede de amizades que construiu na cidade. "Isso me alegra muito. Durante toda minha vida, procurei estar próximo das pessoas, ajudando quando necessário. Muitos aqui foram meus alunos, são pessoas maravilhosas, que conviveram comigo no esporte, na educação, e que me convidaram para trabalhos em diversos locais."

Elias finaliza ressaltando que em Petrolina nunca se sentiu um ‘estrangeiro’. Ao contrário, sempre nutriu o sentimento de pertencer e estar em casa. “A esta cidade dei e continuarei dando meu empenho e dedicação. Se já era uma honra ser Petrolinense por ‘usurpação’ e, por escolha minha, imaginem agora ser Petrolinense por escolha de Petrolina, e com toda titularidade. Se tudo isso significar cidadania, com muito orgulho proclamo que sou cidadão de Petrolina”.

A cerimônia foi transmitida pelo canal da Câmara no YouTube e pode ser acessada no link: www.youtube.com/watch?v=X0eEs7Quznc .

 

Clarice Rocha (MTb 4733/PE)
Embrapa Semiárido

Contatos para a imprensa

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Galeria de imagens