15/03/24 |   Transferência de Tecnologia

1º Curso de Inseminação Artificial do ano é realizado, com a parceria da Emater/RS, CETAC e Embrapa

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Cristiane Betemps

Cristiane Betemps - Primeira turma do ano de inseminação artificial em bovinos se caracterizou por alunos jovens, uma média de 20 anos.-

Primeira turma do ano de inseminação artificial em bovinos se caracterizou por alunos jovens, uma média de 20 anos.-

Nesta quinta-feira, 14 de março, foi encerrado o último dia do Curso, mas que dá início ao calendário anual de realização de cursos de inseminação artificial em bovinos, numa parceria entre a Emater/RS, Centro de Treinamento de Agricultores de Canguçu (CETAC) e a Embrapa Clima Temperado. O primeiro treinamento do ano foi concluído com as práticas em animais, no Centro de Manejo Reprodutivo da Estação Experimental Terras Baixas (ETB), no Capão do Leão. A turma de 12 treinandos conheceu as técnicas de reprodução assistida, assim como, as medidas de biosseguridade no uso da técnica da inseminação artificial nos rebanhos leiteiro e de corte. Há cerca de 24 anos são oferecidos estes cursos.

Esta primeira capacitação do ano, com duração de três dias, teve início no dia 12, no CETAC, onde os alunos participaram da formação teórico-prática dos princípios básicos da Inseminação Artificial e as práticas com os manequins (Kit Shiva) e peças de frigorificos. No último dia de Curso, dia 14, ocorreram as práticas em animais, na ETB. Os alunos foram recepcionados pelos dirigentes da Estação Experimental, seguida de uma fala da pesquisadora Lígia Pegoraro sobre o que o inseminador artificial  precisa ter conhecimento sobre biosseguridade. Logo após, todo o grupo seguiu para o espaço de piquetes e troncos, onde foi dado acesso às vacas da raça jersey (de leite), e em duplas, realizaram a palpação e a localização do cervix e também a passagem do aplicador, além de outros detalhes importantes a serem considerados e respeitados para o sucesso da técnica. Ao finalizar estas práticas, o aluno retorna a sua propriedade rural e, após determinado período de inseminações efetuadas, realiza a prova prática final de Inseminação Artificial para comprovação de sua eficiência como inseminador.

Os instrutores desta edição foram a pesquisadora Lígia Pegoraro, com o apoio do analista Alcio Azambuja, e os extensionistas rurais Héctor Diaz (Emater/Capão do Leão) e Marcelo Souza (Emater/Pelotas).

Mensagem das instituições parceiras

O Curso contou com uma mensagem inicial dos dirigentes das instituições parceiras. O coordenador técnico da ETB, Gilmar Chaves Alves, lembrou a oportunidade única de aperfeiçoamento aos treinandos e de terem acesso a informações atualizadas sobre a técnica. A representante da Assessoria de Pesquisa & Desenvolvimento da Estação Experimental, pesquisadora Maira Zanella, destacou que a realização dos Cursos de Inseminação fortalecem a grande parceria existente entre a Embrapa, a Emater/RS e o CETAC. Além disso, ela enfatizou que os cursos são feitos para melhorar a vida do produtor rural e que os treinandos são responsáveis por levarem as novidades, citou ainda a lista de tecnologias desenvolvidas pela Embrapa na ETB, os dias de campo institucionais oferecidos ao público, assim como, os cursos online à disposição na plataforma E-Campo. 

“A técnica de IA surgiu primeiramente para estabelecer um controle das doenças transmissíveis pela monta natural”, disse a pesquisadora Lígia Pegoraro, ao explicar a importância das técnicas de biosseguridade para a prática da inseminação artificial. Ela comentou que a boa procura pelo Curso ao longo desses anos, se deve ao fato de que o treinando sai seguro para colocar em prática sua aprendizagem e também vem a preencher uma lacuna existente na capacitação rural com oferta de cursos de reprodução assistida com investimentos praticáveis.

O extensionista rural Héctor Diaz chamou a atenção que a capacitação na técnica de inseminação artificial é sempre atraente ao público pelo fato de ser uma ferramenta que promove ganhos genéticos em rebanhos e como a atividade da bovinocultura de corte é muito importante para todo o território nacional, jovens e adultos do meio rural,  profissionais do agronegócio procuram esses Cursos para obter uma qualificação de mão de obra rural. “Esses cursos se perpetuam porque promovem não somente ganhos zootécnicos, mas econômicos e sociais”, disse. Ele falou ainda que a cada ano são readaptados temas ao programa dos Cursos para que as dificuldades levantadas pelas turmas de treinandos sejam atendidas com eficiência. 

“Este curso é de formação básica, onde o treinando sai apto a desenvolver a técnica, mas caso, ele queira ter uma formação profissional, para prestar serviço como inseminador, ele pode ter acesso a realização dos cursos de reciclagem em inseminação artificial oferecidos pelas instituições parceiras, mas ofertados com menor frequência durante o ano”, explicou.

A turma de treinandos

A primeira turma de 2024 foi formada por jovens treinandos, em sua maioria com 20 anos. Boa parte, oriundos do meio rural, com propriedade familiar e em busca de capacitação. Sua representatividade geográfica foi bem variada regionalmente, tendo alunos de Arroio do Padre, Canguçu, Encruzilhada, Herval, Morro Redondo, Piratini, Pedro Osório e Santana da Boa Vista.  Durante duas horas e meia foram realizadas inúmeras práticas.

Para Herica Winter, 22 anos, de Encruzilhada/RS, que faz o Curso de Técnico Agrícola no IFSul/CAVG-Pelotas, a oportunidade de se especializar tem como objetivo atuar na função de inseminadora futuramente, pois pretende cursar Zootecnia ou Medicina Veterinária.

Já o Jackson Rodrigues Timm, 21 anos, de Turuçu, possui propriedade leiteira familiar. “O meu pai já tinha feito o Curso, mas eu nunca me interessei pela técnica, e agora, eu me dei esta oportunidade e estou fazendo para poder atuar melhor dentro da nossa propriedade”, disse. 

O calendário anual dos Cursos de formação

Além desta primeira capacitação, as instituições parceiras irão oferecer mais cinco oportunidades de aperfeiçoamento ao longo de 2024. O calendário anual de Cursos já está definido. Os próximos serão realizados nos dias 23 a 25 de abril, 4 a 6 de junho, 9 a 11 de julho, 20 a 22 de agosto e 24 a 26 de setembro.

Os cursos de Inseminação Artificial em Bovinos são realizados periodicamente objetivando capacitar produtores e técnicos no uso da inseminação artificial em bovinos. Este curso é realizado de forma inovadora visando o bem-estar animal. Informações e inscrições podem ser feitas pelo e mail  ctcanguc@emater.tche.br ou pelo contato (53) 99947-9031
 

Cristiane Betemps (Mtb 7418/RS)
Embrapa Clima Temperado

Contatos para a imprensa

Telefone: 53 3275-8508

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Galeria de imagens