15/03/24 |   Agricultura familiar  Transferência de Tecnologia

Afubra: vitrine da Embrapa expõe tecnologias com foco na agricultura familiar

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Carla Tim

Carla Tim - A cultivar BRS Anembé é uma das tecnologias que será apresentada ao público

A cultivar BRS Anembé é uma das tecnologias que será apresentada ao público

Tecnologias desenvolvidas pela Embrapa Hortaliças, em parceria com outras instituições, estarão presentes na Expoagro Afubra, que acontece de 19 a 22 de março de 2024 em Rio Pardo (RS). Em sua 24ª edição, a feira vai contar com três cultivares de batata-doce (BRS CotingaBRS Anembé CIP BRS Nuti), uma cultivar de cenoura (BRS Carmela) e um biofertilizante (Arbolina).

A batata-doce BRS Cotinga é uma cultivar de casca e polpa de coloração arroxeada intensa com ampla adaptabilidade a ambientes de cultivo e alta estabilidade de produção. Foi desenvolvida com a finalidade de oferecer ao mercado uma cultivar específica para industrialização na forma de chips, mas também pode ser recomendada para processamento industrial como farinha, fécula, tapioca, xarope de amido e outros produtos derivados.

Com relação à BRS Anembé, sua principalmente destinação é para mesa, em preparos culinários  como purês, doces caseiros e pães, mas pode ser também industrializada na forma de chips, farinhas e corantes. Na questão da produtividade, a cultivar atinge o valor médio de 42,8 t/ha, superando em quase três vezes a média nacional de 14,5 t/ha.

A alta produtividade foi obtida em diferentes ambientes, já que a batata-doce BRS Anembé possui ampla adaptação climática, expressa pelo bom desempenho agronômico nas diversas regiões avaliadas e épocas de plantio.

Desenvolvida em parceria com o Centro Internacional da Batata, em Lima, no Peru, a batata-doce CIP BRS Nuti é uma cultivar de casca rosada e polpa alaranjada com alta estabilidade de produção. Biofortificada, com alto teor de betacaroteno, a cultivar representa uma opção de alimento funcional para suprir carências de vitamina A, além de oferecer ao mercado um material específico para industrialização na forma de chips, farinhas e corantes.

Possui boa adaptabilidade a diferentes regiões no Brasil e hábito de crescimento semi-ereto, o que facilita o manejo entrelinha em comparação com outras cultivares. Outras características agronômicas interessantes são a boa cobertura vegetal e o bom pegamento de mudas.

Fruto de pesquisas da Embrapa Hortaliças em parceria com a Isla Sementes Ltda, a cenoura BRS Carmela possui todas as características desejáveis para manter o rendimento em meio a altas temperaturas  combinadas com a resistência às principais doenças que afetam o desenvolvimento das raízes.

Ainda apresenta como atributos a manutenção do seu nível de produção e o pouco desfolhamento quando da ocorrência da queima-das-folhas, reconhecida como um dos maiores problemas para a cultura -  destaque para a produtividade, obtida com estande de 500 mil plantas por hectare, superior a 60 toneladas por hectare de raízes comercializáveis. Além de maior produtividade, outras características importantes que favorecem ainda mais o aspecto comercial da BRS Carmela são a uniformidade de raízes e estabilidade de produção.

No quesito de biofertilizantes, produtos à base de substâncias naturais ou microrganismos que melhoram a eficiência das plantas, pesquisadores da Embrapa e da Universidade de Brasília (UnB) desenvolveram um produto inovador, disponível no mercado: Arbolina é um biofertilizante capaz de aumentar a produtividade de cultivos agrícolas - composto principalmente por carbono (47%), nitrogênio (17%) e hidrogênio (4%), o produto pode ser aplicado via pulverizações foliares e diretas no solo.

Ele estimula o desenvolvimento do sistema radicular, aumentando a eficiência de uso de água e nutrientes - mesmo quando a planta experimenta estresses abióticos –  que, aliados a outros fatores, podem aumentar a produção em até 25% para o tomate indústria, e estimativa de até 80% para o morango.

De acordo com a analista Lenita Haber, que coordena as atividades relacionadas à Embrapa Hortaliças no evento, as tecnologias que fazem parte da vitrine tecnológica da feira apresentam características que atendem as expectativas do público-alvo, ou seja, os agricultores familiares.

“Além de oferecer ao público a oportunidade de conhecer tecnologias de produção - como novas cultivares com diversas características -, a Afubra é uma importante parceira licenciada da Embrapa Hortaliças na comercialização de mudas de batata-doce”, salienta Haber.

Anelise Macedo (MTB 2749 DF)
Embrapa Hortaliças

Contatos para a imprensa

Telefone: (61) 3385-9109

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

embrapa-hortalicaseventoafubratecnologiasagricultura-famliar