15/03/24 |   Agroenergia

Contribuições dos Seminários CanaMS impulsionam o setor sucroenergético de Mato Grosso do Sul

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Debora Bastos de Oliveira

Debora Bastos de Oliveira - Evento reuniu interessados no setor sucroenergético estadual

Evento reuniu interessados no setor sucroenergético estadual

Evento reuniu mais de 140 participantes e destacou recordes na produção de cana-de-açúcar, açúcar e etanol no Estado

Na última quinta-feira, 13 de março, o auditório da Embrapa Agropecuária Oeste foi palco da primeira edição do 9º Ciclo de Seminário CanaMS. Com o tema central voltado aos tratos culturais de soqueiras, o evento reuniu mais de 140 pessoas em um ambiente de interação e oportunidades de inovação.

Os números impressionantes da Safra de cana-de-açúcar em Mato Grosso do Sul também são um reflexo do sucesso dos Seminários. Segundo dados da Associação dos Produtores de Bioenergia de Mato Grosso do Sul (Biosul), o Estado atingiu um recorde histórico, superando 50,5 milhões de toneladas de cana-de-açúcar, além de produzir 2,1 milhões de toneladas de açúcar e 3,7 bilhões de litros de etanol. Esses resultados posicionaram Mato Grosso do Sul como o 4º maior produtor nacional de cana-de-açúcar, etanol e açúcar.

Para o Diretor Executivo da Biosul, Érico Paredes, o evento demonstra o ambiente institucional favorável do estado, reunindo diversos setores em busca de oportunidades de crescimento e colaboração. Ele destacou que "poucos Estados brasileiros têm a oportunidade de ter um ambiente institucional igual ao de Mato Grosso do Sul".

A parceria entre Embrapa, Biosul, Sulcanas e TCH Agrícola foi essencial para o sucesso do evento, como ressaltou o Chefe Geral da Embrapa Agropecuária Oeste, Harley Nonato de Oliveira que em sua fala disse “são parcerias como essas e a confiança dos patrocinadores do CanaMS que nos oportunizam momentos de conhecimento. Esses eventos aqui na Embrapa são o ponto de encontro do setor sucroenergético do MS".

O pesquisador da Embrapa Agropecuária Oeste e coordenador do CanaMS, Cesar José da Silva, compartilhou as novidades, expectativas e avanços que marcam esta 1ª edição do Ciclo de Seminários 2024. O diretor da TCH Consultoria em Gestão Agrícola,José Trevelin Júnior enfatizou que o evento proporciona um panorama abrangente das tendências, desafios e oportunidades do setor sucroenergético estadual, evidenciando a importância do compartilhamento de conhecimento e experiências para o desenvolvimento contínuo da indústria.

Palestras - A programação do evento contou com a palestra sobre “Manejo integrado e inteligente de plantas daninhas: controle com seletividade”, proferida pelo consultor da BSS, Carlos Roberto Machado Júnior. O tema “Nanofertilizantes: inovação no manejo nutricional de plantas e qualidade do solo” também foi abordado, por meio da apresentação feita pela diretora técnica da Polli Fertilizantes Especiais, Thais Ramari. O especialista em fisiologia e nutrição vegetal da Kracht, Israel Lyra, apresentou algumas soluções desenvolvidas pela empresa e que podem otimizar a produtividade do canavial em condições adversas, especialmente em relação aos solos arenosos. 

Já Renato Ducatti Delarco, experiente Produtor Rural, apresentou o tema "Preparo localizado de cana-de-açúcar como manejo alternativo em tratos culturais de cana-de-açúcar". Danilo de Souza Fiorelli, gerente agrícola da fazenda São José, trouxe informações na palestra intitulada “Tonelada Colmos por Hectares - TCH 100 e 7 cortes". A fitopatologista da Croppen, Fernanda Dias Pereira, abordou o tema "Novas abordagens no manejo da estria vermelha da cana-de-açúcar".

Saiba Mais - O evento é uma realização da Embrapa Agropecuária Oeste e da TCH Gestão Agrícola, conta com o apoio da Biosul e Sulcanas e patrocínio da Agro-X, Euroforte, Kracht, UnionAgro, Bayer, Biotrop, Ubyfol, Polli, FlorindoAgro, Microgeo, Hinove e Nitro.

O evento pode ser assistido pela internet no Canal do YouTube da Embrapa. No podcast Agrociência você também pode conferir algumas entrevistas com mais detalhes dos assuntos abordados no evento.

Christiane Congro Comas (MTb: 825/9 (SC))
Embrapa Agropecuária Oeste

Contatos para a imprensa

Telefone: (67) 3416-6884 | (67) 99944-9224

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/