18/03/24 |

Senado Federal reconhece participação da Embrapa nos resultados do país em relação ao café solúvel

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Kamran Aydinov/Freepik

Kamran Aydinov/Freepik -

A Embrapa recebeu “Voto de Aplauso” no Senado Federal, durante sessão realizada no dia seis de fevereiro último, pelo reconhecimento à participação da Empresa nos bons resultados alcançados pelo Brasil em 2023 na produção, exportação e consumo de café solúvel. O voto foi requerido pelo senador Jaime Bagattoli. A presidente da Embrapa Silvia Massruhá foi comunicada sobre a honraria por carta enviada no início do mês de março pela Casa Legislativa.

Ao agradecer, reafirmou o compromisso de sua gestão em cumprir a missão da Empresa pautada nos valores de confiança e integridade, respeito, conectividade, inovação, excelência e sustentabilidade. Em seu requerimento, o senador avalia que os agricultores brasileiros, em especial os produtores de café de Rondônia, têm trabalhado para a sustentabilidade e para a qualidade “garantindo aumento do consumo interno e das exportações do produto”. 

Cafés solúveis são produzidos com grãos da espécie Canephora (robusta e conilon). Dados do levantamento da safra 2023 realizado pela Conab mostram que o estado de Rondônia, que só produz essa espécie, alcançou a marca de 3.041,4 mil sacas de 60 kg do produto no ano passado, sendo o segundo maior produtor dessa espécie no Brasil. De acordo com o senador, a produção de café agrega mais de 35 mil produtores familiares, garantindo renda, desenvolvimento social e progresso aos 52 municípios do estado.

Com a acréscimo de 8,6% em comparação à safra passada, de acordo com a análise da Conab, o resultado obtido pelo estado se deve ao ganho de 16,4% na produtividade dos cafeeiros, estimulada pelas condições climáticas favoráveis, à entrada de novas áreas em produção e a utilização de clones com maior potencial produtivo.

“Esses clones foram desenvolvidos pela Embrapa Rondônia e tem sido amplamente adotado pelo setor produtivo, que também faz seleção de novos materiais. Além disso, os produtores tem realizado melhor manejo das culturas e a maioria das lavouras estão equipadas com dispositivos para irrigação. Os efeitos da irrigação podem estar direcionados ao crescimento vegetativo, à produção e à qualidade dos grãos e, ainda, ser condicionante do florescimento e, portanto, da época de colheita”, explica o chefe-geral da Embrapa Café que comemora os bons resultados e a deferência à pesquisa feita pelo Senado. A safra total de café canéfora no Brasil em 2023 totalizou um pouco mais de 16 milhões de sacas de 60 kg, ocupando 387,8 mil hectares e com produtividade média de 41,7 scs/ha. O Estado do Espírito Santo segue como o maior produtor dessa espécie de grão, alcançando uma produção de 10.155 mil sacas de 60 kg, o que equivale a 62,8% da produção nacional.

 

Produção e consumo de café solúvel no Brasil

O Brasil produziu 110.726 toneladas de café solúvel em 2023, o equivalente a 4,75 milhões de sacas de 60kg, de acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria de Café Solúvel (Abics). Desse total, 86.478 t foram exportadas, o equivalente a 3,7 milhões de sacas, que tiveram como destino 98 países e as outras 24.248 t, equivalendo a 1,05 milhão de sacas, foram consumidos internamente. Obtendo recordes consecutivos de produção e exportação, o país se mantém como o maior produtor e exportador do produto.

Pesquisa - A Embrapa Rondônia é integrante do Consórcio Pesquisa Café (CPC), da qual a Embrapa Café é coordenadora. O Consórcio congrega 36 instituições de pesquisa, dentre elas outras oito Unidades de Pesquisa da Empresa.

Rose Lane César (MTb 2978/DF)
Embrapa Café

Contatos para a imprensa

Telefone: 61 3448-1551

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

senadovoto-de-aplausocafe-soluvel