18/03/24 |

Anuário 2024 da PeixeBR traz matéria sobre ferramentas da Plataforma AquaPlus

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Reprodução

Reprodução -

O Anuário 2024 da Associação Brasileira da Piscicultura (PeixeBR) traz uma reportagem sobre o TilaPlus, o TambaPlus e o TrutaPlus, ativos oferecidos ao setor aquícola pela Plataforma AquaPlus, da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia. Com o título Genômica como aliada dos produtores, a matéria de duas páginas destaca que a Plataforma reúne ferramentas relacionadas a análises genéticas de matrizes e reprodutores de diversas espécies aquícolas.

“Em qualquer sistema de produção é preciso ter os animais identificados, ter o pedigree, fazer acasalamentos dirigidos. Isso é uma constante e a aquicultura precisa evoluir ainda mais. Institucionalmente, a Embrapa tem um respeito muito grande por tudo o que já fez por outras cadeias e nos permite ocupar uma posição estratégica e neutra contribuindo e ajudando os produtores – que, aliás, são o nosso foco principal”, destaca o pesquisador Alexandre Caetano, da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, logo no início da reportagem.

O texto segue detalhando as características de cada uma das ferramentas e traz depoimentos de representantes de empresas que já estão sendo atendidos e se beneficiando com os serviços contratados da Embrapa. Evandro Schmitt, por exemplo, proprietário da Acqua Sul, destaca que na próxima safra (24/25), que começará a ser entregue no fim de setembro/início de outubro deste ano, irão comercializar alevinos produzidos 100% com a tecnologia da Embrapa, que terá nome específico, sendo produzido por matrizes e reprodutores gerados com tecnologia TilaPlus.

“A expectativa é muito alta. Temos números estatísticos, experimentos dentro da fazenda que nos dá subsídio para esperar em torno de 8% a 10% em superioridade do que estávamos vendendo na safra 22/23. Já na safra 23/24 teve incremento em 2% a 3% visto que todos os machos são do TilaPlus”, assinala Schmitt, e completa: “Temos evoluído muito junto à Embrapa. Foram visíveis os resultados, principalmente da primeira para a segunda geração. Já estamos indo da terceira para a quarta geração”.

João Paulo de Conto, coordenador da aquicultura, produção de alevinos e juvenis da C. Vale (PR), conta que começaram a produção própria de alevinos em 2023. “A partir do TilaPlus, fizemos o levantamento de todas as matrizes do nosso plantel e a Embrapa nos entrega o relatório com as melhores possibilidades de acasalamento com maior distanciamento genético. Esperamos ter um plantel de alevinos com maior qualidade e taxa de crescimento, além da questão sanitária, que também proporciona ganhos. Até aqui tem sido muito importante esse trabalho”, relata Conto.

 

TrutaPlus

Já Afonso Celso Vivolo, CEO da Trutas NR, em Minas Gerais, informa que está implantando o projeto e o programa em sua propriedade com a utilização do TrutaPlus. “Na teoria, é muito importante a seleção dos indivíduos reprodutores, com a certeza de que não estamos cruzando parentes próximos, evitando a endogamia ou outras características decorrentes da consanguinidade. Porém, na prática, o resultado dos indicadores genéticos será observado ao longo dos anos. Mas estamos confiantes de que alcançaremos a médio prazo os resultados esperados”, comemora.

A reportagem informa ainda que atualmente a Embrapa tem capacidade para analisar 300 amostras por dia e trabalha para a ampliação desse volume. “O produtor recebe o resultado em até 10 dias. Funciona assim: o piscicultor envia as amostras diretamente para a Embrapa, em Brasília, onde elas são processadas e os dados gerados e analisados”, explica o texto.

 

Novidades

“Nós queremos atender o produtor da melhor maneira. Resolver as dores dele. Esse é o nosso grande diferencial. Fazemos videochamada com o produtor para explicar, ensinar, sugerir alternativas, identificar de onde está vindo o problema. Fazemos o que for necessário e cobramos uma taxa simbólica para manter o laboratório e gerar os dados. São R$ 90,00 por amostra”, conta Alexandre Caetano na reportagem e diz que há novidades vindo por aí.

A Embrapa já está na fase final de teste para pirarucu e em fase de validação do desenvolvimento para pirapitinga e pacu. “Já temos demanda para outras espécies, como matrinxã e dourado, entre outros. Em princípio, vamos ter tecnologias para todas as espécies de interesse da aquicultura brasileira. Essa é nossa bandeira. Nossa missão é contribuir com o produtor”, finaliza Alexandre Caetano na reportagem.

O Anuário 2024 da PeixeBR pode ser baixado na íntegra aqui.

Eduardo Pinho (MTb/GO - 1073)
Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia

Contatos para a imprensa

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

aquiculturatambaplustilaplusaqcuapluscernagentrutaplus