18/03/24 |   Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação  Transferência de Tecnologia

Escolhido o Gestor Operacional do AgNest

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Imagem

Imagem - Reunião de boas-vindas

Reunião de boas-vindas

Modelo de governança e gestão desse farm lab é compartilhado, dinâmico e flexível

 

A Impactability, plataforma de inovação aberta para ESG que ajuda organizações a acelerarem suas agendas através de uma visão integrada onde criatividade, negócios e sustentabilidade caminham juntos, foi a escolhida para exercer a função de Gestor Operacional do AgNest Farm Lab, hub de inovação fruto de uma parceria público-privada entre Embrapa, Banco do Brasil, Bayer e Jacto. A seleção foi feita conforme o Edital de Oferta Tecnológica 01/2023.

De acordo com Janaina Tanure, chefe-adjunta de Transferência de Tecnologia e Inovação da Embrapa Meio Ambiente, o AgNest é uma iniciativa única no país que congrega inovação, ciência e empreendedorismo, com um espaço operacional para validação das tecnologias agrícolas dos startups do campo. “O Agnest não tem precedentes na Embrapa. Hoje é um case de sucesso, um ambiente modelo para realização de provas de conceito, co-criação e validação de tecnologias de forma integrada e sistêmica, com impacto social e ambiental”, destacou Tanure.

Para João Casagrande, Head de Agro Sustentável da Impactability, é importante conectar a tecnologia à necessidade do pequeno produtor também, onde o impacto dessa necessidade é muito maior. “Fomos selecionados como a empresa que atuará como gestora operacional do hub e trabalharemos forte, com toda a vontade de fazer o conceito AgNest se expandir no Brasil. Estamos muito engajados e temos muita bagagem para fazer acontecer”, disse Casagrande.

Para Casagrande, é preciso agregar habilidades importantes, o agro, a gestão de informação e a implantação de novos negócios, além de olhar para quem vai fazer, com uma solução mais clara para esse produtor, sem abrir mão da sustentabilidade.  Também está no plano capacitar produtores para serem parte do processo de construção das soluções, pensando sempre nessa sinergia agricultores e solução, para se ter sucesso.

Tanure explicou também que o trabalho em conjunto com as empresas do Conselho Gestor do AgNest, e agora com a chegada da Impactability como Gestor Operacional, é um dos fatores de sucesso do AgNest, pois materializa a potência do trabalho colaborativo e de co-criação entre empresas públicas e privadas.

Os próximos passos, explicou ela, será o lançamento de um edital público para a seleção de 3 novas empresas para atuarem como parceiros de inovação junto à Embrapa, Bayer, Banco do Brasil e Jacto no Conselho Gestor do AgNest, além de, junto à Impactability, estabelecer os critérios para entrada de startups, parceiros associados e seleção de fazendas operacionais que irão compor a rede AgNest de fazendas.

“Este é um marco superimportante para o AgNest, pois como a iniciativa tem como objetivo ser um laboratório vivo com a utilização de soluções e conceitos da Agricultura Digital, gerando benefícios para o agricultor, a vinda da Impactability para a gestão do hub vai possibilitar alcançarmos as metas planejadas”, acredita Guilherme Panes, da Jacto.

Já para Vitor Mondo, chefe de Transferência e Inovação da Embrapa Agricultura Digital, esse momento, com a entrada do Gestor Operacional, propicia ao AgNest ter a estrutura completa. É a partir de agora que o empreendimento terá condições de criar real valor a todos os usuários e parceiros do AgNest, e consequentemente ao agronegócio brasileiro.

Para Maria Jania Alves Corgosinho, do Banco do Brasil: “o AgNest viabiliza o olhar para o futuro, sendo um ambiente de validação de experimentos, inovação e geração de valor para o agronegócio sustentável. Neste aspecto a Impactability será parte importante para a desenvolvimento do Farm Lab”.

É um momento muito especial que retrata a integração efetiva dos parceiros para colocar a mão na massa, e promover uma agricultura mais regenerativa. Sejam muito bem-vindos, Impactability, comemora Andre Fukugauti, da Bayer.

 

Laboratório vivo para agtechs

Localizado em Jaguariúna, SP, o AgNest oferece infraestrutura para o agronegócio desenvolver novas soluções sustentáveis e digitais e tem como foco promover a inovação aberta e o empreendedorismo, oferecendo um ambiente com condições de dar suporte aos startups, seja nas fases de ideação até a atuação comercial, com uma infraestrutura e conectividade para realização de operações em cultivos diversos. Ocupa uma área experimental de 66 hectares e segue o conceito plug and play, em que os startups e as empresas parceiras, isoladas ou conjuntamente, podem acessar o ambiente de laboratório vivo e acelerar a geração de inovações para o setor.

O farm lab está localizado a 10 minutos de Campinas, SP e inserido no Corredor de Inovação Agropecuária de São Paulo, considerado um importante polo de ciência, tecnologia e inovação, com a presença de universidades e institutos de pesquisa, e uma concentração considerável de empresas privadas, aceleradoras, incubadoras e investidores. Também está a apenas 1h30 de São Paulo, cidade com maior número de agtechs do Brasil.

Para Paula Packer, chefe geral da Embrapa Meio Ambiente, o momento de ideação disruptiva se materializa.  Na linha do tempo dessa construção, diversos atores visualizaram o que hoje é o AgNest, um farm lab que viabiliza a Agricultura do Futuro.

 

 

Cristina Tordin (MTB 28499/SP)
Embrapa Meio Ambiente

Contatos para a imprensa

Telefone: 19 99262 6751

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/