18/03/24 |

Dia de campo em Bituruna inspira produtores do programa A Força das Araucárias

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Ivar Wendling

Ivar Wendling - Cerca de 100 produtores integram este programa que incentiva a implantação de araucária de pinhão precoce em suas propriedades.

Cerca de 100 produtores integram este programa que incentiva a implantação de araucária de pinhão precoce em suas propriedades.

Pinheiro precoce de Bituruna plantado há seis anos já produz pinhão há dois anos

O pesquisador Ivar Wendling esteve em Bituruna-PR (sul do Paraná), no início de março, para participar de um Dia de Campo sobre araucária de pinhão precoce, realizado pela prefeitura, e voltado a produtores rurais inseridos no programa municipal A Força das Araucárias. Cerca de 100 produtores integram este programa que incentiva a implantação de araucária de pinhão precoce em suas propriedades.

Em 2016, a prefeitura de Bituruna realizou uma excursão de produtores à Embrapa Florestas para conhecerem os trabalhos voltados à produção precoce de pinhão. A visita rendeu frutos, como o caso do Sr. Ernesto Zembruski, assentado rural de Bituruna que, desde 2017, decidiu começar a instalar em sua propriedade um pomar de pinhão precoce. O produtor planeja, até 2025, plantar mil mudas de pinheiro precoce enxertado.

No dia de campo realizado, além de conhecerem um pouco mais sobre a técnica, com o pesquisador Ivar Wendling, da Embrapa Florestas, os produtores ouviram falas do prefeito Rodrigo Rossoni, e do secretário de agricultura e meio ambiente, Mario Zampieron, sobre o programa A Força das Araucárias. Após o almoço oferecido aos participantes, todos seguiram para conhecer a propriedade do Sr. Ernesto Zembruski. Lá, puderam ver como são as araucárias de pinhão precoce, que já estão com pinhas sendo produzidas.

A araucária com produção precoce de pinhão é uma tecnologia desenvolvida pela Embrapa Florestas, em parceria com a UFPR, pelo método de enxertia. Seu grande diferencial é a redução do tempo que a árvore começa a produzir pinhão. Na natureza, este tempo é de 12 a 15 anos de idade. Já os enxertos começam a produzir a partir de seis a dez anos de idade. Outro diferencial é a possibilidade de árvores com porte reduzido, o que facilita a instalação de pomares nas propriedades rurais.

Manuela Bergamim (MTb 1951-ES)
Embrapa Florestas

Contatos para a imprensa

Telefone: 41-3675.5638 (tel e whatsapp)

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Galeria de imagens