18/03/24 |

Embrapa participa das celebrações dos 100 anos da história da soja no Brasil

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Maria Clara Guaraldo

Maria Clara Guaraldo - Participantes cantam o hino nacional durante a cerimônia

Participantes cantam o hino nacional durante a cerimônia

A Empresa também recebeu homenagens por sua contribuição para o desenvolvimento do grão no país

 

A Embrapa levou a soja de Santa Rosa, no Rio Grande do Sul, onde se iniciou o plantio, para todo o estado brasileiro, por meio de suas tecnologias. A afirmação é do deputado Osmar Terra (MDB/RS),  autor do requerimento que promoveu a homenagem aos cem anos do plantio da soja no Brasil, realizada nesta segunda-feira (18), no plenário da Câmara dos Deputados. Os parlamentares presentes registraram a importância econômica da cadeia produtiva da soja para o país e também de seus derivados. No ano passado, a safra do grão alcançou quase 400 milhões de toneladas.

“A soja começou na cidade de Santa Rosa, trazida pelo pastor norte-americano, Albert Lehenbauer, que distribuiu algumas sementes para famílias locais, em 1924. Passados 100 anos, o grão está presente em todo o território brasileiro”, disse Terra ao abrir a sessão solene.

A produção de soja alavanca o desenvolvimento de municípios e regiões brasileiras, afirmaram parlamentares presentes e representantes do município de Santa Rosa, berço da soja brasileira - o vice-prefeito Ademir Ulrich e o vereador da cidade, Rafael Rufino da Costa -, que participaram das homenagens.

Convidada para a solenidade, a presidente Silvia Massruhá destacou a importância da cultura para a balança comercial brasileira e enfatizou a contribuição da estatal para o desenvolvimento do grão nos últimos 50 aos. “São 100 anos desde o primeiro plantio da soja no município de Santa Rosa, no RS. E 50 anos que a Embrapa está junto dessa cultura atuando com a pesquisa agrícola nacional”, afirmou, enfatizando que a ciência agropecuária foi a responsável pela tropicalização da soja, permitindo sua adaptação para diversas regiões, partindo do Rio Grande do Sul até Roraima, do estado do Acre até o estado de Alagoas, na região da Sealba.

A presidente informou que a área plantada de soja cresceu 19 vezes nos últimos 50 anos e a produção brasileira 38 vezes. “Independente onde a soja é plantada, conseguimos, com tecnologia e investimento em programas e políticas públicas, alcançar produtividades elevadas”, explicou, lembrando do uso do Zoneamento de Risco Climático (ZARC) que oferece informações sobre os menores riscos de plantio e colheitas para os produtores brasileiros.

Silvia citou algumas tecnologias que vem contribuindo para as elevadas produtividades, tais como a Fixação Biológica do Nitrogênio (FBN), que só em 2019/2020 economizou 15 bilhões de dólares no plantio da cultura, o manejo integrado de pragas, a adoção do plantio direto, além do desenvolvimento de cultivares e adoção de políticas públicas como o ZARC e o Vazio Sanitário. Ela também falou sobre o Biomaphos e o Programa de Soja de Baixo Carbono. “A agricultura é o único setor que seqüestra carbono”, acrescentou. “Mas o sucesso da agricultura não seria o mesmo se não fosse a parceria com os produtores rurais. A Embrapa não faz nada sozinha”, afirmou.

Carlos Rocha, representante regional do IICA para Mercosul, ressaltou que a soja é símbolo da ciência e da tecnologia brasileira. "São  44 municípios brasileiros que têm a soja como sua principal área de plantio”, disse. “Uma riqueza que veio para transformar o Brasil”.

Além da presidente, participaram da cerimônia pela Embrapa o chefe-geral da Embrapa Cerrados, Sebastião Pedro da Silva Neto, os pesquisadores da Unidade, Rui Veloso e André Ferreira, e a chefe da Assessoria de Relações Institucionais e Governamentais (ARIG), Cynthia Cury. O centro de pesquisa de Planaltina/DF recebeu homenagens pelo trabalho que desenvolve com a soja na região Centro-Oeste. Em sua fala na tribuna, o deputado Osmar Terra agradeceu à Embrapa Cerrados e ao pesquisador Sebastião Pedro pela condução dos trabalhos. 

Junto com a Embrapa, IICA e representação do município de Santa Rosa, fizeram parte da composição da mesa Dario Germano, presidente da Feira Nacional da Soja (Fenasoja/2024) e Vanice Helena Matos, presidente do Conselho Regional de Desenvolvimento da Fronteira Noroeste.

Assista aqui a sessão solene em homenagem aos 100 anos da soja no Brasil.

Na foto ao lado: parlamentares, representantes de Santa Rosa, presidente Silvia e o chefe da Embrapa Cerrados, Sebastião Pedro, participam da sessão solene.                                  

Maria Clara Guaraldo Notaroberto (MTb 5027/MG)
Superintendência de Comunicação (Sucom)

Contatos para a imprensa

Telefone: 61 3448 1516

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Galeria de imagens

Encontre mais notícias sobre:

articulacao-politico-institucional