18/03/24 |   Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação

Embrapa Semiárido discute avanços de pesquisa durante sua 19ª Reunião Técnica

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Francisco Evangelista

Francisco Evangelista -

Entre os dias 11 e 15 de março, a Embrapa Semiárido realizou sua 19ª Reunião Técnica, evento que reuniu pesquisadores e analistas para debater os avanços e resultados de pesquisa da Unidade. Este ano, o encontro teve como objetivo principal impulsionar a maturidade tecnológica dos ativos da Instituição visando fomentar inovações no setor produtivo do Semiárido.

Durante os cinco dias de evento, a dinâmica foi intensa, com a realização de palestras e sete workshops temáticos. Esses workshops possibilitaram a discussão de pré-propostas de pesquisa em áreas estratégicas como olericultura, vitivinicultura, produção animal, convivência com a seca, mangicultura, recursos naturais e diversificação de cultivos.

A abertura do evento contou com a participação, por videoconferência, da presidente da Embrapa, Silvia Maria Massruha, que destacou o protagonismo da Unidade e sua importância para o desenvolvimento da agropecuária no Semiárido. Ela também ressaltou o papel relevante da Unidade no compromisso institucional de aumentar a produção, abordando os aspectos ambientais, econômicos e sociais.

Maria Auxiliadora Coêlho de Lima, Chefe-geral do Centro de Pesquisa, enfatizou a importância da reunião técnica como um momento crucial para reflexão e planejamento estratégico. "Somos uma instituição de pesquisa, ciência e tecnologia. O ponto de partida para construir qualquer inovação passa por essa estratégia de avaliar, fortalecer e buscar respostas que o setor produtivo do Semiárido necessita, redirecionando esforços para o que traz impacto para a região".

Anderson Ramos de Oliveira, chefe adjunto de Pesquisa & Desenvolvimento, ressaltou o foco do evento, que buscou tratar dos avanços de TRL e maturação dos ativos da Unidade. “Estamos trabalhando para ampliar o lançamento de tecnologias em um horizonte de médio e curto prazo, considerando eventos importantes como o Seminário do Show e os 50 anos da Embrapa Semiárido. Além disso, a Reunião técnica foi um momento para refletirmos sobre a Bioeconomia da Caatinga, percebendo as diversas nuances que compõem este tema de grande relevância no cenário atual.

Balanço

A Reunião Técnica Anual é um evento interno que contribui de forma efetiva para o planejamento de PD&I. Desde 2004, a iniciativa tem promovido a socialização, integração e acompanhamento da programação da Embrapa Semiárido, fortalecendo o alcance e as entregas realizadas ao setor produtivo regional e à sociedade brasileira.

Para Rafaela Priscila Antonio, supervisora do Núcleo de Pesquisa de Agropecuária Dependente de Chuva, a 19ª reunião  foi extremamente produtiva. Ela destacou a importância de avaliar os projetos em andamento e verificar as necessidades para avanço e disponibilização dos ativos da Unidade.

A pesquisadora Diana Signor Deon também enfatizou o engajamento e a participação ativa do corpo técnico da Embrapa Semiárido. "É uma iniciativa que aumenta a integração entre as equipes e favorece nosso dia a dia de trabalho. Com certeza, isso irá melhorar o andamento das pesquisas em 2024”.

Sergio Guilherme de Azevedo, analista do setor de Transferência de Tecnologia, considerou o formato da reunião bastante interessante, pois permitiu avaliar de forma abrangente os ativos tecnológicos do Centro de Pesquisas, identificando aqueles que necessitam avançar na maturidade. Ele ressaltou que essas discussões são fundamentais para a área de transferência, além de contribuir para melhorar a imagem institucional e a inserção  dos ativos da Unidade junto ao setor produtivo.

 

Clarice Rocha (MTb 4733/PE)
Embrapa Semiárido

Contatos para a imprensa

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

pesquisaplanejamentosemiariodo