19/03/24 |   Transferência de Tecnologia

Cultivar de gergelim BRS Anahí será um dos destaques da Tecnoshow Comigo

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Sérgio Cobel

Sérgio Cobel - A BRS Anahí apresenta sementes de película clara, bem maiores que as disponíveis do mercado, e adaptação à colheita mecanizada ou manual

A BRS Anahí apresenta sementes de película clara, bem maiores que as disponíveis do mercado, e adaptação à colheita mecanizada ou manual

A BRS Anahí, cultivar de gergelim desenvolvida pela Embrapa, será uma das tecnologias apresentadas durante a Tecnoshow Comigo 2024, que acontecerá de 8 a 12 de abril, em Rio Verde (GO).

A cultivar tem ciclo precoce, variando de 90 a 100 dias do plantio até a colheita, e potencial produtivo de 1.600 quilos por hectare, em condições normais de água e solo e manejo adequado. É tolerante às principais doenças da cultura como a murcha-de-macrophomina, mancha-angular e cercosporiose. 

Pouco exigente em água, a BRS Anahí completa seu ciclo com 300 a 800 milímetros de chuva, uma característica importante para as culturas de segunda safra. Outro atrativo para os produtores é que ela apresenta menor índice de perdas na colheita em razão das cápsulas semideiscentes, que não se abrem completamente com o amadurecimento.

Com o hábito de crescimento não ramificado, a cultivar facilita a mecanização da colheita, permite o adensamento das plantas e garante uma maior produtividade. É indicada para cultivo nas regiões Centro-Oeste e Nordeste e para os estados do Amapá, Roraima e Tocantins. 

Além das vantagens agronômicas, a BRS Anahí tem outros atrativos importantes para a indústria alimentícia. As sementes de cor esbranquiçada e alto teor de óleo (52%) garantem versatilidade ao grão, que pode ser usado tanto para consumo de mesa quanto para extração de óleo.

Edna Santos (MTb/CE 1700)
Embrapa Algodão

Contatos para a imprensa

Telefone: 83 3182-4424

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

gergelimeventotecnoshow2024

Conteúdo relacionado

Tecnologias Ver mais

Produto: Cultivar convencional