19/03/24 |

Cultivares de cereais de inverno e soja na Afubra

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Felipe Pielger

Felipe Pielger - Genética BRS é destaque na Expoagro Afubra

Genética BRS é destaque na Expoagro Afubra

A Embrapa Trigo leva para a 22ª edição da Expoagro Afubra, realizada de 19 a 22 de março em Rio Pardo (RS), cultivares de trigo, cevada e triticale para produção de forragem ou grãos. Também serão apresentadas cultivares de soja na vitrine de tecnologias da Embrapa.

Na soja, estarão a campo seis cultivares com tecnologia RR e IPRO (BRS 5601RRBRS 5804RRBRS 6105RRBRS 6203RRBRS 1054IPRO e BRS 1056IPRO). A novidade é a BRS 1056IPRO, último lançamento da Embrapa Soja e Fundação Meridional, que alia produtividade e sanidade, com resistência à podridão parda da haste e à podridão radicular de Phytophthora.

Para o inverno, o destaque é a cevada forrageira ultraprecoce BRS Entressafras (BRS CVA118), desenvolvida para cobrir o vazio outonal após a colheita da soja na Região Sul. Outra novidade é o trigo BRS TR271 com ciclo precoce, que apresenta tolerância ao acamamento, resistência às principais doenças da cultura e características de qualidade tecnológica desejadas pela indústria de panificação.

Ainda na vitrine, o produtor poderá conhecer a cevada BRS Korbel, e os trigos forrageiros BRS Tarumaxi e BRS Pastoreio, além do triticale BRS Zênite. “São alternativas para diferentes usos dos cereais de inverno na agricultura familiar, como produção voltada ao forrageamento animal, colheita de grãos para alimentação humana ou para abastecer a indústria de biocombustíves”, conta o pesquisador Osmar Conte, da Embrapa Trigo.

Nas vitrines tecnológicas, a Embrapa apresenta tecnologias em oito áreas temáticas: agroenergia, avicultura colonial, forrageiras e integração lavoura-pecuária (ILP), produção leiteira, fruticultura, grãos e conservação do solo, hortaliças e segurança alimentar, além de espaços dedicados ao Programa Leite Seguro e ao Projeto Quintais.

Ao todo, nove Unidades estão representadas: Arroz e Feijão (GO), Cerrados (DF), Clima Temperado (RS), Gado de Corte (MS), Gado de Leite (MG), Milho e Sorgo (MG), Pecuária Sul (RS), Trigo (RS) e Uva e Vinho (RS).

Joseani M. Antunes (MTb 9693/RS)
Embrapa Trigo

Contatos para a imprensa

Telefone: +55 54 3316-5800

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

afubra