19/03/24 |

França Neto concorre ao Personagem Soja Brasil 23/24

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

O pesquisador José de Barros França Neto, da Embrapa Soja, está concorrendo ao Personagem Soja Brasil, iniciativa do projeto Soja Brasil do Canal Rural, que reconhece a trajetória de pesquisadores e de produtores que trazem contribuições à cadeia da soja. A votação estará aberta até o dia 19 de abril. “Me sinto lisonjeado em ter sido indicado pela Embrapa para essa premiação. Já estou em plena campanha”, afirma o pesquisador. Para votar, clique aqui.

Pesquisador da Embrapa desde 1979, França Neto vem contribuindo com o desenvolvimento de tecnologias para produção de sementes de soja com qualidade, o que inclui o controle de pragas (danos causados por percevejos nas sementes); nível nutricional da planta; secagem; beneficiamento; armazenagem e tratamento de sementes; colheita, além do aperfeiçoamento de testes para a avaliação da qualidade das sementes.  “Eu tive muita sorte de escolher essa área, cujas pesquisas ainda eram incipientes no início dos anos 1980, e ainda precisavam de muitos conhecimentos”, relata.

França enfatiza o protagonismo do Brasil no desenvolvimento de tecnologias para regiões tropicais. “Qualquer discussão sobre tecnologia de produção de soja - não apenas de sementes - como controle de doenças, melhoramento genético e fixação simbiótica de nitrogênio, o Brasil é exemplo, principalmente para regiões de clima tropical", destaca.

 

Currículo

José de Barros França Neto tem uma trajetória marcada pela dedicação à ciência e à inovação. Engenheiro agrônomo com mestrado em Tecnologia de Sementes, doutorado em Fisiologia e Patologia de Sementes, e Pós-Doutorado em Biologia Molecular e Qualidade de Semente. Foi também presidente da Associação dos Produtores de Soja (Aprosoja Brasil) e da Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes (Abrates), sendo autor e dezenas publicações científicas e técnicas.


PARA VOTAR, CLIQUE AQUI

Lebna Landgraf (MTb 2903 - PR)
Embrapa Soja

Contatos para a imprensa

Telefone: (43) 3371-6061 (whatsapp exclusivo para atendimento à imprensa)

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/