19/03/24 |   Transferência de Tecnologia

Equipamento para plantio de forrageiras e parceria movimentam estande da Embrapa na Expoagro Afubra

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Francisco Lima

Francisco Lima -

Na tarde desta terça-feira (19) ,na Expoagro Afubra 2024, em Rio Pardo/RS, a Embrapa apresentou oficialmente aos produtores, especialmente da agricultura familiar, a Topa-tudo, plantadeira de espécies forrageiras e arbóreas. Também foram feitas as assinaturas para formalização do início das obras vinculadas ao Programa Leite Seguro de ampliação e qualificação da estrutura do Sistema de Pesquisa e Desenvolvimento em Pecuária Leiteira (Sispel) da Embrapa Clima Temperado (RS). 

Participaram da solenidade o chefe-geral da Embrapa Clima Temperado, Waldyr Stumpf Junior; o coordenador do Laboratório Federal de Defesa Agropecuária do Rio Grande do Sul (LFDA/RS), Fabiano Barreto; o secretário da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) e coordenador da Expoagro, Marco Dornelles; e o proprietário da metalúrgica Kurz e responsável pelo desenvolvimento da Topa-Tudo, Joaquim Kurz.

Sobre a máquina Topa-Tudo, Waldyr destacou a habilidade do ex-agricultor e metalúrgico no desenvolvimento de máquinas e equipamentos para a agricultura e agradeceu a parceria no desenvolvimento do protótipo, que inicialmente fora pensado como solução para a silvicultura, mas acabou destinado, especialmente, ao plantio das forrageiras BRS Kurumi e BRS Capiaçu. “Nós vimos uma alternativa para ampliar a área de produção de forrageiras da agricultura familiar e agregar valor à produção de leite, melhorando a produtividade da terra e diminuindo a penosidade do trabalho”, afirmou.  

Em sua fala, Stumpf, também reforçou a necessidade da realização de parcerias que sejam boas para todos os envolvidos e, nesse sentido, destacou a presença de nove Unidades da Embrapa apresentando suas tecnologias no evento. Waldyr ainda agradeceu a parceria histórica da Afubra com a Embrapa na multiplicação e comercialização dos materiais desenvolvidos pela Embrapa, especialmente das forrageiras utilizadas pela máquina Topa-tudo. 

O secretário da Afubra, Marco Dornelles, por sua vez, reforçou que essa parceria teve início antes mesmo do surgimento da Expoagro e agradeceu e parabenizou a Embrapa pela apresentação de novas tecnologias ao setor produtivo e pela interação com os agricultores todos os anos durante o evento. “A Feira cresceu pelas parcerias. As instituições que estão aqui, de pesquisa e extensão rural, nos ajudam a fazer a programação para promover a diversificação”, afirmou.

 

Formalização de obras do Programa Leite Seguro

A parceria foi assinada pelo chefe-geral da Embrapa Clima Temperado, Waldyr Stumpf Junior, pelo coordenador do LFDA/RS, Fabiano Barreto, e pelo sócio da Signor Concretos, Valderi Signor. O momento formalizou a execução das obras para qualificação do Laboratório de Resíduos e Contaminantes e construção do Laboratório de Campo, ambos na Estação Experimental Terras Baixas da Embrapa Clima Temperado, no Capão do Leão (RS). O investimento de 5,3 milhões de reais visa aprimorar as pesquisas para melhoria da qualidade e segurança do leite e derivados.

O coordenador do LFD/RS, Fabiano Barreto, ressaltou o uso frequente da palavra cooperação durante a solenidade, fazendo também referência à execução do Programa Leite Seguro - iniciativa responsável pela captação dos recursos e do qual a instituição faz parte junto à Embrapa. “Assinar o início das obras vai contemplar e qualificar um trabalho que vem sendo desenvolvido há muitos anos pela equipe da Embrapa na pesquisa do leite. Então, são duas instituições vinculadas ao Ministério da Agricultura cooperando para que, dentro das suas contribuições, consigam entregar conhecimentos e proporcionar qualidade ao produtor”, concluiu.
 

Cristiane Betemps (Mtb 7418/RS) e Francisco Lima (13696 DRT/RS)
Embrapa Clima Temperado

Contatos para a imprensa

Telefone: 53 32758113

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/