20/03/24 |   Transferência de Tecnologia

Capacitação incentiva adesão de produtores ao programa Cordeiro Premium Gaúcho

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Elusa Andrade

Elusa Andrade - Participação em curso é uma das etapas obrigatórias para adesão ao Programa

Participação em curso é uma das etapas obrigatórias para adesão ao Programa

Uma série de treinamentos realizados em municípios do interior do Rio Grande do Sul tem incentivado pecuaristas a aderirem ao programa Selo de Reconhecimento do Cordeiro Premium Gaúcho. A capacitação, transmitida em formato de vídeos para grupos de produtores, é focada em Bem-estar Animal, com informações para indústrias, produtores e confinadores de ovinos, e em controle sanitário para ovinos.

Conforme Elisa Osmari, analista da Embrapa e uma das instrutoras do curso, a capacitação é uma forma de estímulo e um dos requisitos para participação do programa Cordeiro Premium Gaúcho. “As capacitações que estão sendo realizadas com os grupos, a partir de iniciativa da Emater, são uma forma de proporcionar inclusão digital a estes produtores a partir de um conteúdo que aborda os principais pontos relevantes para uma produção, desde a propriedade rural até os frigoríficos, com cuidados e respeito aos animais que integram o processo produtivo da ovinocultura”, destacou.

Os grupos de produtores que participam da capacitação são organizados pela Emater/RS-Ascar. Até o momento, já foram treinados cerca de 50 pecuaristas de Santo Antônio das Missões, Dilermando Aguiar e Quevedos.

Capacitação em formato de vídeo possibilita que produtores de todo o RS possam acessar o conteúdo através de apoio estratégico da Emater/RS-Ascar

Segundo Elusa Andrade, médica veterinária da Emater, como resultado destas capacitações, alguns produtores já demonstraram interesse em aderir ao Selo Cordeiro Premium Gaúcho, como forma de valorizar suas produções. “Na capacitação com o Grupo de Ovinocultores de Dilermando de Aguiar, os produtores optaram por fazer um ‘intensivão’, assistindo os vídeos do Selo em conjunto, bem como já fazendo e remetendo os questionários e a documentação (em formato digital) à submissão da Comissão de Avaliação para adesão ao Selo Cordeiro Premium Gaúcho”, destacou Elusa.

Conforme Rafael Paglioli, coordenador setorial da cadeia da ovinocultura dentro do programa Produtos Premium da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS, o selo Cordeiro Premium Gaúcho foi construído com a participação de representantes de todos os elos da cadeia produtiva da ovinocultura.

“O Governo do Estado, atuando como facilitador, o engajamento de produtores e indústria, além de iniciativas como as promovidas por Emater e Embrapa, são a base para o sucesso do programa e do consequente aumento na demanda no consumo de carne de cordeiros e a melhor qualidade na entrega ao consumidor final”, destacou.

Além de diversos produtores cadastrados, o Programa Cordeiro Premium Gaúcho já conta com dois frigoríficos do RS autorizados a usar o selo, e está aberto a demais frigoríficos/abatedouros gaúchos interessados em participar do curso e se cadastrar no programa. “Os frigoríficos que aderirem ao programa agora saem na frente, justamente por já terem sido capacitados nessas boas práticas agropecuárias, sem contar que irão transmitir mais confiabilidade e transparência ao consumidor neste processo de destaque da marca no mercado”, finalizou Elisa.

 

Programa Cordeiro Premium Gaúcho

Lançado em 2023, o Selo de Reconhecimento Cordeiro Premium Gaúcho é uma iniciativa do governo do Estado do RS, em parceria com diversas instituições públicas e privadas. O programa tem como objetivo estimular as boas práticas da cadeia produtiva da ovinocultura, para agregar valor aos processos e produtos. 

Além do estímulo, o Selo busca a integração efetiva dos elos da cadeia, incentivando maior demanda no consumo de carne de cordeiros, proveniente de abates fiscalizados, com a devida identificação de procedência e a confiança na segurança e na qualidade dos alimentos.

A adesão ao Selo Cordeiro Premium Gaúcho busca oportunizar benefícios para diferentes setores, como o fortalecimento da cadeia produtiva por meio de organização, maior controle e consequente melhora na base de dados do rebanho gaúcho; o reposicionamento do produto e da cadeia produtiva, consolidados com a formação de uma identidade regional do Cordeiro Premium Gaúcho; a valorização econômica do produto, consequência do trabalho de excelência realizado por todos os elos da cadeia;  e a percepção e aprovação por parte do consumidor final.

Veja como aderir ao programa aqui.

Felipe Rosa (14406/RS)
Embrapa Pecuária Sul

Contatos para a imprensa

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/