20/03/24 |   Gestão Estratégica

Recém-criada Academia Tocantinense do Agronegócio tem pesquisador da Embrapa como um de seus membros

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Cleuma Fragoso

Cleuma Fragoso - Daniel Fragoso ocupará a cadeira número quatro da ATAG

Daniel Fragoso ocupará a cadeira número quatro da ATAG

A Embrapa Pesca e Aquicultura fará parte da recém-criada Academia Tocantinense do Agronegócio (ATAG) – uma organização sem fins lucrativos composta por 15 membros patronos. Os primeiros oito ocupantes serão empossados durante uma cerimônia agendada para esta quarta-feira (20), às 19h30, no auditório do Senai em Palmas.

A iniciativa de criar a Academia Tocantinense do Agronegócio partiu do médico-veterinário César Hanna Halum que, juntamente com os demais membros fundadores, almeja fomentar o desenvolvimento sustentável do Estado. A missão da academia é registrar a história, discutir questões contemporâneas e propor estratégias e visões de longo prazo para subsidiar políticas públicas relacionadas ao agronegócio, meio ambiente e pesquisa científica no Tocantins.

O entomologista Daniel Fragoso, que representará a Embrapa, ocupará a cadeira de número quatro. Para ele, “trata-se de um reconhecimento meritório pelas contribuições de 20 anos como pesquisador na Unitins e na Embrapa”. Segundo o pesquisador, a criação da ATAG surgiu pela necessidade de se constituir uma entidade formada por pessoas com conhecimento em diferentes áreas e com capacidade técnica para pensar, discutir e propor estratégias de desenvolvimento sustentável para o Agronegócio Tocantinense.

De acordo com Halum, trata-se de um esforço para conferir valor e representatividade ao setor agropecuário do Tocantins. “Inicialmente, daremos posse a oito membros da academia, com os demais sete sendo selecionados ao longo deste ano de 2024, de acordo com os critérios estabelecidos no estatuto e regulamento interno da organização", explicou Halum.

“A composição inicial da academia reflete o compromisso em assegurar a legitimidade do agronegócio. Portanto, a entidade será composta por especialistas que representam diversos segmentos do setor, como por exemplo, universidades, cursos técnicos, instituições de pesquisa, agricultura comercial e familiar, entre outros”, afirma Fragoso.

Entre as primeiras ações que serão tomadas pelos novos membros está a discussão de uma agenda anual de trabalho, voltada para estruturação da ATAG, além de visitas a gestores e representantes dos principais segmentos do Agronegócio Tocantinense. Também está prevista a elaboração de um plano estratégico e de fortalecimento da Organização Estadual de Pesquisa Agropecuária do estado.

Elisângela Santos (19.500-RJ)
Embrapa Pesca e Aquicultura

Contatos para a imprensa

Telefone: (63) 3229 7834/ 99953 5432

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

atagacademia-tocantinense-do-agronegociodaniel-fragoso