21/03/24 |   Agricultura familiar  Transferência de Tecnologia

Embrapa Roraima reúne parceiros para apresentar projeto de fortalecimento da Cadeia Produtiva do Mel

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Aliny Melo

Aliny Melo -

A Embrapa Roraima reuniu seus parceiros na última sexta-feira (15/03) para apresentar o projeto de fortalecimento da cadeia produtiva do mel no estado. O evento, realizado no auditório da Embrapa, contou com a presença de pesquisadores, produtores locais, autoridades e outros parceiros relevantes.

O projeto, que atualmente está em fase de estruturação, tem como metas:  realizar um diagnóstico abrangente da cadeia produtiva do mel em Roraima; capacitar técnicos de extensão rural e produtores nas melhores práticas de manejo e produção de mel; e promover um workshop para identificar e discutir oportunidades de melhoria em todas as etapas da cadeia produtiva. A iniciativa visa fortalecer o setor apícola em Roraima, adicionando valor ao produto e ampliando seu mercado.

O deputado federal Albuquerque, do partido Republicano, desempenhou um papel fundamental ao articular com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) a alocação de recursos para a Embrapa Roraima por meio de um Termo de Execução Descentralizada (TED). Esses recursos têm o objetivo de apoiar as ações voltadas para o desenvolvimento da cadeia produtiva do mel, em parceria com a cooperativa Roraimel, destacou o potencial de desenvolvimento que o estado possui nesse setor. Ele ressaltou que o projeto, juntamente com as pesquisas realizadas, contribuirá significativamente para o fortalecimento da economia local.

Edvan Chagas, chefe-geral da Embrapa Roraima, reforçou o compromisso da instituição com o desenvolvimento da cadeia do Mel no estado: “A Embrapa está sempre buscando soluções inovadoras para auxiliar os produtores roraimenses e este projeto é um exemplo disso. Acreditamos que, com o apoio de todos os envolvidos, poderemos tornar a cadeia produtiva do mel em Roraima ainda mais forte e competitiva” destacou.

Além de Edvan Chagas e do deputado federal José Francisco Lopes de Albuquerque - (Republicanos – RR), estiveram presentes no evento o diretor do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural Dater/SAF/MDA, Marenilson Batista da Silva, o coordenador de Formação e Construção de Conhecimento, Werito Fernandes de Melo, o Secretário Adjunto da Agricultura, Desenvolvimento  e Inovação - SEADI, Marlon Buss, o superintendente Regional do MDA-RR, Cassiano Glauco Flauzine, o  presidente da Cooperativa Roraimel, Josias Ferreira Rufino, e o pesquisador Ramayana Braga, da Embrapa Roraima.

O projeto de estruturação e fortalecimento da cadeia produtiva do mel no estado, financiado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e executado pela Embrapa em parceria com a Roraimel, representa um marco importante para o setor apícola roraimense.

Segundo o Diretor do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural (Dater/SAF/MDA), Marenilson Batista da Silva, o projeto permitirá; realizar um diagnóstico completo da situação da cadeia produtiva do mel em Roraima, criar intercâmbios com outros produtores e pesquisadores além de realizar treinamentos e capacitações para multiplicadores de conhecimento: “Com essas ações, o projeto visa fortalecer a cadeia produtiva do mel no estado, agregando valor ao produto e expandindo o mercado para além das fronteiras de Roraima”.

O evento finalizou com uma visita a Sede da Cooperativa Roraimel, onde os representantes de instituições parceiras e produtores tiveram oportunidade de conhecer a estrutura fisica da cooperativa. Durante a visita o sr Josias Rufino, presidente da Cooperativa Roraimel, destacou a importância do projeto para o futuro da produção de mel em Roraima: “Com essa iniciativa, vamos fortalecer a cadeia do mel e agregar mais valor ao nosso produto, tanto no mercado interno quanto nos mercados internacionais como Guiana e Venezuela, pois assim poderemos ter uma identificação geográfica das nossas floradas típicas da região”, afirmou.

Com foco no compartilhamento de informações e na construção colaborativa, o projeto da Embrapa Roraima tem potencial para gerar impactos positivos em toda a cadeia produtiva do mel no estado, beneficiando produtores, consumidores e a economia local como um todo.

Assessoria de Comunicação
Embrapa Roraima

Contatos para a imprensa

Telefone: 4009-7114

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Galeria de imagens

Encontre mais notícias sobre:

cadeiadomelembraparoraimaeroraimelvisitacooperativaroraimel