21/03/24 |   Recursos naturais  Manejo de Recursos Hídricos

Produtor de Água no Descoberto: lançamento do edital será nesta sexta-feira (22)

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Fabiana Aquino

Fabiana Aquino -

No Dia Mundial da Água, 22 de março, será iniciado o processo de adesão dos produtores rurais ao Projeto Produtor de Água no Descoberto. O evento de lançamento do edital será às 9h, no Núcleo Rural Alexandre Gusmão. A iniciativa é multi-institucional e busca tornar a bacia do Alto Descoberto, localizada na divisa do Distrito Federal e Goiás e responsável por 70% da água consumida no DF, referência na produção sustentável de água e alimento.

As ações do Projeto visam garantir a segurança hídrica e a manutenção da vocação rural da região, por meio de práticas de conservação de solo e água, proteção e restauração da vegetação nativa, adequando ambientalmente as propriedades e principalmente fortalecendo a relação entre os usuários da bacia. Os produtores rurais que aderirem ao programa poderão receber ações de cercamento de nascentes, plantio em matas ciliares, terraceamento, entre outras, bem como remuneração direta pelas práticas conservacionistas – o Pagamento pelos Serviços de Proteção de Recursos Hídricos – PSPRH.

“A Embrapa Cerrados terá um papel relevante no Projeto, contribuindo com a indicação de tecnologias que promovam a recuperação de áreas em processo de degradação e manejo sustentável do solo, em diálogo constante com as demais instituições partícipes”, afirmou a pesquisadora da Embrapa Cerrados, Fabiana Aquino. A implantação de práticas conservacionistas, segundo ela, contribui para a infiltração de água no solo e para o controle da erosão, o que ajuda a combater o assoreamento de cursos d´água.

Podem participar propriedades rurais localizadas na bacia do Alto Descoberto, no Distrito Federal, em regiões das sub-bacias Córrego Barrocão, Córrego Bucanhão e Córrego Capão da Onça, e de sub-bacias do Baixo Descoberto, localizado no estado de Goiás, no município de Águas Lindas.

Serviço:

Evento do lançamento do edital – Produtor de Água no Descoberto
Data: 22 de março
Horário: 9h
Local: Haras Vale Feliz – Núcleo Rural Alexandre Gusmão – Chácara 291, gleba 03, Incra 06, Brazlândia (DF).

 

Mais informações: site da Caesb e escritório da Emater-DF, em Brazlândia, no (61) 3618-1015.

 

Juliana Caldas (MTb 4861/DF)
Embrapa Cerrados

Contatos para a imprensa

Telefone: 61 3388 9945

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/