21/03/24 |   Produção vegetal  Transferência de Tecnologia

Gergelim e amendoim diversificam sistema de produção e geram renda

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Sérgio Cobel da Silva/Embrapa

Sérgio Cobel da Silva/Embrapa -

Os produtores rurais do Centro-Sul do Brasil têm um desafio há muito tempo: a questão de alternativas à soja, ao milho e ao algodão, “quase sempre em sistemas de baixa sustentabilidade”, como fala o pesquisador da Embrapa Agropecuária Oeste, Fernando Mendes Lamas. Mas não é somente ele quem diz isso.

Há muito tempo, instituições de pesquisa, como a Embrapa, vêm pesquisando alternativas para diversificar o sistema de produção e leva-las até à assistência técnica e ao produtor rural: Sistema Plantio Direto, Integração Lavoura-Pecuária, Consórcio de Milho com Braquiária e tantos outros ativos tecnológicos foram e são desenvolvidos com o intuito de melhorar a agropecuária brasileira.

Na busca por alternativas, atualmente, duas culturas estão sendo apreciadas pelos produtores: amendoim e gergelim. Mato Grosso, por exemplo, é um estado com uma área considerável de gergelim, cerca de 170 mil hectares, sendo cultivado sempre após soja. “O amendoim vem crescendo aqui na região Centro-Sul do Brasil. São Paulo é o maior estado produtor de amendoim [724,1 mil toneladas, na safra 2022/2023]. Em Mato Grosso do Sul, dadas suas condições de clima, o amendoim também vem ocupando um espaço muito interessante [cerca de 7 mil hectares], especialmente quando se trata de reforma de canaviais”, afirma Lamas, tendo o amendoim, neste estado, ganhado espaço nas regiões dos municípios de Nova Andradina e de Glória de Dourados. O pesquisador diz que o amendoim, hoje em dia, apresenta uma rentabilidade atrativa para o produtor rural e isso está animando o setor.

Um ponto ressaltado é quanto à qualidade dos dois produtos, principalmente, do amendoim. Há determinadas condições ambientais que favorecem o estabelecimento de um fungo chamado Aspergillus flavus, que produz uma toxina venenosa para o ser humano. Por isso, o produtor deve ficar atento a condições no campo, como a época de semeadura e a forma de colheita, para evitar que esse fungo se reproduza na cultura.

Na Tecnofam 2024, que será realizada de 16 a 18 de abril, haverá cultivares de amendoim e de gergelim da Embrapa que poderão ser vistas no campo, no Parque de Exposições de Dourados, MS, local onde o pesquisador Lamas estará mostrando e tirando dúvidas sobre elas. Veja quais são e clique no link para conhecer um pouco sobre cada uma. Amendoim BRS 421 OL, Amendoim BRS 423 OL, Amendoim BRS 425 OL e Amendoim BRS 426 OL.  Gergelim BRS Morena, Gergelim BRS Seda e Gergelim BRS Anahí.

 Em resumo, amendoim e gergelim são alternativas para os modelos que estão predominando, tanto em Mato Grosso como em Mato Grosso do Sul. Mato Grosso do Sul, soja e milho, e, em Mato Grosso, soja e milho, soja e algodão. “Esses dois produtos hoje têm uma demanda no mercado internacional muito significativa, especialmente o mercado europeu, que é um mercado muito exigente em termos de sistema de produção”, diz Lamas.

Tecnofam 2024 –  Nesta edição, as instituições e organizações envolvidas são: Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul); Movimento de Mulheres Camponesas (MMC); Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST);  Central Única dos Trabalhadores (CUT); Comissão Pastoral da Terra (CPT); Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Mato Grosso do Sul (Fetagri-MS); Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária e Ambiental (Fundapam); Cooperativa Agrícola Sul-Mato-Grossense (Copasul); Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS); Centro Universitário da Grande Dourados (Unigran); Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems); Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD); Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS); Hospital de Amor – Dourados-MS; Banco do Brasil; Caixa Econômica Federal; Cresol; Sicoob; Sicredi; Associação dos Produtores Orgânicos de Mato Grosso do Sul (APOMS); Sindicato Rural de Dourados; Sistema OCB-MS;  Senar-MS; Sebrae-MS; Secretaria Municipal de Agricultura Familiar (Semaf)/Prefeitura Municipal de Dourados; Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer)/Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc)/Governo MS; Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa); Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), Companhia Nacional de Abastecimento (Conab); Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra); Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA); Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e Governo Federal.

Sílvia Zoche Borges (DRT-MG 08223)
Embrapa Agropecuária Oeste

Contatos para a imprensa

Telefone: (67) 99944-9224 (WhatsApp)

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

brsgergelimamendoim