21/03/24 |   Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação

Embrapa apresenta balanço de projetos fomentados pela Fapeal em Alagoas

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Ascom Fapeal

Ascom Fapeal - Trabalhos foram apresentados na sede da Seagri-AL

Trabalhos foram apresentados na sede da Seagri-AL

Agentes da Embrapa apresentaram, na quarta (20), o balanço de projetos que contam com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia, e da Inovação de Alagoas (Secti).

Seminário APQ Embrapa aconteceu na Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária de Alagoas (Seagri-AL), em Maceió, e contou com apresentação de resultados parciais dos seis projetos contemplados no edital 05/2022 por pesquisadores da Unidade de Execução Pesquisa (UEP) de Rio Largo (AL), vinculada à Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju, SE), e analista da Embrapa Hortaliças (Brasília, DF). 

Assistiram às apresentações técnicos da Fapeal, da Seagri-AL, Emater-AL e estudantes de pós-graduação e iniciação científica que participam dos projetos, além de parceiros do Centro Universitário Cesmac.

A secretária-executiva de Agricultura Familiar, da Seagri-AL, Renata Monteiro também acompanhou as apresentações dos projetos.

Para a pesquisadora Walane de Mello Ivo, coordenadora da UEP de Rio Largo e líder de um dos projetos contemplados, a linha de fomento da Fapeal para pesquisas da Embrapa é de grande importância no desenvolvimento de soluções para os problemas da agricultura alagoana. 

“O fomento aos projetos significa um incentivo não apenas ao desenvolvimento de soluções, mas também na qualificação e formação dos bolsistas, gerando agentes cada vez mais qualificados para atuar no campo no estado. É uma excelente oportunidade de interagir com todos os atores e prestar contas da aplicação desses recursos aos agentes públicos do Estado, ao setor produtivo e a toda a sociedade”, defendeu Walane. 

A coordenadora, destacou, ainda, que a parceria da Emater-AL tem sido fundamental na boa condução dos projetos de pesquisa, bem como das prefeituras e secretarias de Agricultura dos municípios onde vêm sendo conduzido experimentos e ações de transferência de tecnologia.

Os projetos contemplados no edital 05/2022 encerram seu ciclo no final de 2024, e no início de 2025 acontece o seminário final de apresentação dos resultados.  

 

Confira abaixo a lista completa dos projetos em execução e seus respectivos líderes:

 

Prospecção e desenvolvimento de tecnologias para o manejo ecológico dos principais problemas fitossanitários no polo citrícola do Vale do Mundaú, Alagoas

Coordenador: Aldomario Santo Negrisoli Junior – Pesquisador da Embrapa Tabuleiros Costeiros (UEP Rio Largo)

 

Tecnologias Sustentáveis para a Cultura da Mandioca em Alagoas

Coordenador: Anderson Carlos Marafon Pesquisador da Embrapa Tabuleiros Costeiros (UEP Rio Largo)

 

Produção de tomate pela agricultura familiar no agreste através de práticas conservacionistas para aumento de produtividade e qualidade de fruto

Coordenadora: Flávia Maria Vieira Teixeira – Analista da Embrapa Hortaliças 

 

Viabilidade do cultivo de duas safras de grãos em sucessão (safra-safrinha) no estado de Alagoas

Coordenador: Paulo de Albuquerque Silva Junior – Pesquisador da Embrapa Tabuleiros Costeiros (UEP Rio Largo)

 

Desenvolvimento de bioinsumos de resíduos locais, no suporte à nutrição de plantas em agroecossistemas de unidades familiares de Alagoas

Coordenadora: Tâmara Cláudia de Araújo Gomes – Pesquisadora da Embrapa Tabuleiros Costeiros (UEP Rio Largo)

 

Integração Lavoura Pecuária Floresta (ILPF) para agregação de valor e aumento da sustentabilidade da agropecuária alagoana 

Coordenadora: Walane Maria Pereira de Mello Ivo – Pesquisadora da Embrapa Tabuleiros Costeiros (Coordenadora da UEP Rio Largo)

Saulo Coelho (MTb/SE 1065)
Embrapa Tabuleiros Costeiros

Contatos para a imprensa

Telefone: (79) 4009-1381

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Galeria de imagens

Encontre mais notícias sobre:

alagoasuep-rio-largoprojetosfapealfomento