21/03/24 |   Manejo de Recursos Hídricos

O desafio da irrigação digital

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Samuel Vasconcelos

Luís Henrique Bassoi - Pesquisador da Embrapa Instrumentação

A agricultura irrigada brasileira também vem sendo impactada, nos últimos anos, pelas soluções digitais desenvolvidas para os produtores rurais que necessitam dos dados sobre os solos, clima e outras necessidades específicas para diferentes culturas agrícolas. Há disponibilidade de sensores e equipamentos para coleta de dados que permitem monitorar a planta, o solo e o próprio clima, safra após safra.

Prestadores de serviços coletam, transmitem, armazenam, processam e analisam os dados digitais e comunicam aos irrigantes a tomada de decisão sobre quando e quanto irrigar. Trata-se de uma irrigação digital, ou seja, que se valeu da digitalização para que fosse decidida e realizada a aplicação de água. Mas nem todo irrigante tem acesso ou está preparado para utilizar as chamadas tecnologias digitais.

O estudo “Tendências, desafios e oportunidades da Agricultura Digital no Brasil”, realizado pela Embrapa em 2020, mostra que 84% dos produtores rurais entrevistados já adotavam algum tipo de tecnologia digital. As soluções incluíam aplicativos para celular e sensores instalados no campo. Entre as dificuldades para acesso e uso das tecnologias digitais, 41% dos entrevistados relataram a falta de conhecimento sobre as tecnologias mais apropriadas, e 36 % a falta de capacitação própria.

Foto: Neide Mekiko Furukawa

Vale destacar que o devido conhecimento sobre o que uma determinada tecnologia significa e o seu potencial, pode levar ou não à sua utilização adequada ou mesmo sua aceitação pelo produtor rural. Na agricultura, muitos dados referentes ao campo agropecuário estão sendo coletados na ponta da caneta ou de forma analógica e transformados em dígitos, ou então, já estão sendo coletados digitalmente.

No Brasil, essa situação varia de estado a estado ou até mesmo de cultura a cultura, dependendo do valor agregado que pode ser obtido pelo produto agrícola, da extensão da área agrícola e da infraestrutura de comunicação disponível.

Pode-se dizer que há um risco dos benefícios que a agricultura digital pode oferecer não serem aproveitados por uma parcela significativa de irrigantes, caso haja uma deficiência quanto ao conhecimento sobre como usar ferramentas digitais e não sejam fornecidas ferramentas facilmente utilizáveis pelos produtores, principalmente os que não têm familiaridade com a agricultura digital, ou seja, o irrigante “analógico”.

A consequência é que um número elevado de produtores pode não alcançar tanto a eficácia (tomar uma decisão correta) quanto a eficiência (fazer bem aquilo que foi decidido fazer) na irrigação, ou seja, definir quando e quanto irrigar. A tecnologia por si só não garante a obtenção dos benefícios que ela pode oferecer a quem a usa. A difusão e a transferência de conhecimento, bem como a capacitação do usuário, devem fazer parte da inclusão digital do produtor irrigante.

Foto: Lilian Alves

 

 

 

Embrapa Instrumentação

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

sensoresembrapa-instrumentacaoeficienciairrigacao-digitaldadoseficaciairrigante