22/03/24 |   Gestão Estratégica

Instalada em Brasília a Frente Parlamentar da Uva e do Vinho

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

 - Chefe-geral da Embrapa Uva e Vinho na cerimônia de inauguração da Frente Parlamentar da Uva e do Vinho

Chefe-geral da Embrapa Uva e Vinho na cerimônia de inauguração da Frente Parlamentar da Uva e do Vinho

Em Brasília, foi oficialmente inaugurada a Frente Parlamentar da Uva e do Vinho brasileiro no dia 19/03, com a participação do chefe-geral da Embrapa Uva e Vinho, Adeliano Cargnin.

O evento reuniu o setor vitivinícola, deputados e senadores de diversas regiões do país, além do ministro do Desenvolvimento Agrário e Abastecimento, Paulo Teixeira, e do secretário de Defesa Agropecuária do MAPA, Carlos Goulart, representando o ministro da Agricultura, Carlos Favaro  para a instalação da Frente Parlamentar em Defesa da Uva, Vinho, Sucos e Espumantes, e posse do presidente Afonso Hamm, que foi reconduzido ao cargo.

Ao longo do dia, as lideranças da Vitivinicultura de todo o Brasil participaram de reuniões dedicadas à defesa do setor, com especial atenção voltada para o vinho.

Segundo Adeliano, a instalação da Frente Parlamentar da Uva, Vinho, Suco, Espumante e Derivados foi um momento histórico para o setor vitivinícola brasileiro. "Isso demonstra a força política, econômica e social desse setor para o país todo, pois já são 18 estados do território brasileiro onde cultivam-se uvas. Para a Embrapa é motivo de orgulho e motivação para seguir em frente buscando soluções tecnológicas para cada vez mais viabilizar e fortalecer a atividade", destacou.

Afonso Hamm, em seu discurso, abordou desafios como a redução de impostos na reforma tributária para tornar a cadeia produtiva da uva e do vinho mais competitiva. Ele também mencionou a necessidade de abordar questões como o trabalho temporário na colheita da safra, buscando atender às exigências e promover a sustentabilidade das pequenas propriedades.

Diversas entidades, como o Consevitis-RS, Uvibra, Agavi, entre outras, apoiaram o evento, expressando suas expectativas em relação à Frente Parlamentar.
A viticultura brasileira contribui com aproximadamente R$ 5 bilhões para a economia do país, envolvendo mais de 70 mil agricultores familiares, 1.000 vinícolas e empregando direta ou indiretamente cerca de 100 mil pessoas. A criação da Frente Parlamentar de Defesa e Valorização da Produção Nacional da Uva, Vinhos, Espumantes e Derivados representa um marco significativo, promovendo a colaboração entre o governo e as entidades do setor para impulsionar o desenvolvimento da produção nacional.

 

Embrapa Uva e Vinho

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Galeria de imagens

Encontre mais notícias sobre:

frente-parlamentar-da-uva-e-do-vinho