25/03/24 |   Recursos naturais

Embrapa participa da 26ª edição do Encontro de Recursos Hídricos em SE

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Saulo Coelho

Saulo Coelho - Chefe Marcus Cruz (à esq.) na mesa de abertura do evento

Chefe Marcus Cruz (à esq.) na mesa de abertura do evento

O chefe-geral da Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju, SE), o pesquisador Marcus Cruz, participou da cerimônia de abertura e de sessões científicas do XVI Encontro de Recursos Hídricos em Sergipe (Enrehse), realizado de 20 a 22 de março no campus da Universidade Federal de Sergipe (UFS) em São Cristóvão, SE. 

O evento é uma realização da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac), UFS e parceiros. A abertura aconteceu na quarta (20), com a cerimônia de boas-vindas, palestras magnas e apresentação de trabalhos acadêmicos.

Especialista em recursos hídricos e saneamento ambiental, Marcus Cruz integrou a Comissão Científica do Enrehse em mais esta edição. 

Com o tema 'A água nos une, o clima nos move', o XVI Enrehse visa divulgar a gestão dos recursos hídricos em Sergipe, dar visibilidade a ações de cooperação e mobilização para a boa gestão e uso sustentável da água e envolver a sociedade nas discussões sobre o crescente desafio para garantir água em quantidade e qualidade a todos. 

Representando a secretária de Estado do Meio Ambiente, Deborah Dias, o diretor de Recursos Hídricos da Semac, Ailton Rocha, destacou que o evento busca a cada ano disseminar um espaço de reflexão, troca de experiência e aprendizado. "A água, por sua natureza, como o tema já explicita, nos une, tanto a água superficial como a água subterrânea, porque ela é um elemento natural essencial à vida. Não só nós, que pertencemos ao reino animal, mas também a todas as espécies que pertencem ao reino vegetal. Então, sem água não há vida, e a água é um elemento natural limitado e escasso. Se a gente não cuidar, ela pode faltar para futuras gerações. Estou falando de água doce, que é aquela responsável pela sobrevivência direta dos seres vivos do planeta", salientou.

"Então pela relevância do tema, é importante que todos se engajem nesse processo, não só o poder público, mas também a sociedade civil, os usuários. Em relação ao âmbito acadêmico, a gente está tendo esse suporte não só da UFS, mas também da Universidade Tiradentes, do Instituto Federal de Sergipe (IFS), da Faculdade Pio X, e estamos todos engajados nesse processo", acrescentou Ailton Rocha, que também é presidente da comissão organizadora do Enrehse.

O professor da UFS Carlos Alexandre Garcia, responsável pela Comissão Técnico-Cientifica do evento, enfatizou a relevância das discussões trazidas pelo Enrehse, principalmente no que se refere às mudanças climáticas. "Com todo esse problema das mudanças climáticas e a escassez hídrica, é muito importante se discutir regionalmente e localmente essas pautas. Estar aqui na academia, juntamente com o pessoal técnico do Estado, trazendo essa discussão em torno desse tema, que é de grande importância para a nossa sociedade, é gratificante", frisou.

Palestras

Os trabalhos do período da manhã foram abertos com a palestra magna 'Gestão e aplicação da cobrança pelo uso dos recursos hídricos', ministrada pelo especialista em recursos hídricos da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), Giordano Bruno Bomte Carvalho. De acordo com ele, o objetivo da palestra é esclarecer informações sobre o instrumento de gestão que já está em vigor em vários estados do Brasil. "A cobrança é prevista na legislação nacional de recursos hídricos e é muito importante para garantir o acesso a água em quantidade e qualidade para as futuras gerações", disse.

No período da tarde, os participantes puderam acompanhar a palestra 'Modelagem hidrológica na bacia do São Francisco', ministrada pela professora Josiclêda Domiciano Galvíncio, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O dia também foi reservado para a apresentação de trabalhos técnicos. 

Na quinta-feira, 21, as atividades continuaram com mais quatro palestras, divididas entre os turnos da manhã e tarde, seguida de apresentação de trabalhos e lançamento do livro 'Sergipe: a água nossa de cada dia'. Na sexta-feira, 22, Dia Mundial da Água, o Enrehse encerrou suas atividades com uma premiação.

 

*Texto original produzido pela Ascom Semasc-SE, com informações complementares do Núcleo de Comunicação Organizacional (NCO) da Embrapa Tabuleiros Costeiros.

Saulo Coelho (MTb/SE 1065)
Embrapa Tabuleiros Costeiros

Contatos para a imprensa

Telefone: (79) 4009-1381

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Galeria de imagens

Encontre mais notícias sobre:

sergiperecursos-hidricosenrhese