26/03/24 |   Transferência de Tecnologia

Embrapa realiza Dia de Campo sobre edamame em Paty/RJ

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

O evento será na próxima quarta-feira (27/03), em Paty do Alferes/RJ,  na sede da Fazenda Santa Tereza, que é parceira da Embrapa na organização. O objetivo é apresentar aos produtores da região a primeira área experimental de plantio de edamame(soja hortaliça) no município. Na ocasião, os participantes vão conhecer duas lavouras que serão utilizadas como uma vitrine para a soja BRS 267, de forma que os agricultores da região interessados na cultura possam conhecê-la e aprender sobre o cultivo. 

 

O Dia de Campo será apresentado em quatro estações. Na primeira, os participantes vão aprender sobre o plantio e cultivo do edamame; em seguida, os técnicos apresentarão os detalhes sobre a colheita e pós-colheita; na terceira estação, será possível conhecer um exemplo de plantio consorciado de edamame e banana; e por fim, quem for ao Dia de Campo aprenderá um pouco sobre o preparo artesanal do edamame e poderá degustar a iguaria, que é muito utilizada na cozinha oriental. 

 

Programação do Dia de Campo

Estação 1 – Plantio e Cultivo Agroecológico de Edamame

Estação 2 – Colheita e Pós-Colheita de Edamame

Estação 3 – Plantio Consorciado

Estação 4 - Preparo Artesanal e Degustação do Edamame

 

As inscrições para o dia de campo vão até o dia 26 de março e podem ser feitas pela internet. Mas é bom correr porque as vagas são limitadas. 

 

 

O edamame no Brasil

Também conhecido como soja verde ou soja hortaliça, o edamame é um alimento tradicional no oriente que vem ganhando popularidade nos países ocidentais, incluindo o Brasil. A Embrapa atua no melhoramento genético convencional de cultivares de soja especiais para o consumo humano, e para a produção de edamame desenvolveu a BRS 267

As vagens são colhidas ainda verdes, com os grãos completamente desenvolvidos e ocupando cerca de 90% do espaço da vagem, mas ainda imaturos e com coloração verde brilhante (estádio de maturação R6). Essa cultivar possui sementes grandes, hilo claro, sabor levemente adocicado, permite um cozimento rápido e apresenta textura e aparência similares a outras leguminosas como grão de bico, ervilha verde e alguns tipos de feijão.

A cultura do edamame apresenta-se como uma opção de plantio para o agricultor familiar ou agricultor orgânico, e uma alternativa interessante para o consumidor disposto a consumir grãos de soja com sabor e textura diferenciadas. O edamame é um alimento com alto valor agregado e de fácil preparo. Seu teor de proteína é em média entre 13 a 15 g/100 g (base úmida). Pode ser consumido em lanches ou preparações culinárias tais como sopas, saladas, entre outras. O edamame deve ser submetido ao processamento térmico antes do seu consumo e pode ser comercializado fresco, em maços, em vagens, em grãos ou alimentos processados.

Até 2026, o projeto “Edamame brasileiro: tecnologias para a sua produção e novas opções para o seu consumo”, liderado pela pesquisadora Ilana Felberg, da Embrapa Agroindústria de Alimentos, deve impulsionar o consumo da edamame (soja hortaliça) no país.

 

https://www.embrapa.br/soja/edamame 

 

Serviço:

Dia de Campo sobre Edamame

Data: 27/03

Horário: 13h

Local: Fazenda Santa Tereza
Endereço: Estrada Arcozelo Capivara, 2400 - Arcozelo, Paty do Alferes   

  

Ana Lucia Ferreira (MTb 16913/RJ)
Embrapa Agroindústria de Alimentos

Contatos para a imprensa

Telefone: (21)993391850

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

edamameeventosoja-hortalica