27/03/24 |   Comunicação  Segurança alimentar, nutrição e saúde

Podcast Terra&Alimento promove bate-papo sobre alimentação escolar e educação alimentar

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Arte de Luciana Fernandes

Arte de Luciana Fernandes - Especialistas falam da importância do desenvolvimento de ações para promover uma alimentação saudável nas escolas

Especialistas falam da importância do desenvolvimento de ações para promover uma alimentação saudável nas escolas

No segundo episódio de 2024, o Podcast Terra&Alimento traz um bate-papo sobre a importância da promoção de iniciativas que busquem criar um ambiente favorável à adoção de práticas alimentares saudáveis nas escolas.

A pesquisadora Priscila Bassinello, da Embrapa Alimentos e Territórios, e a nutricionista Anna Carla Luna, da Bioativa Consultoria, contam sobre o projeto “Segurança alimentar e nutricional, e geração de renda para agricultores familiares, povos e comunidades tradicionais do semiárido brasileiro”. Desenvolvido em 2023, o projeto capacitou cerca de 700 merendeiras e 50 nutricionistas de escolas públicas de Alagoas em aproveitamento integral dos alimentos e uso da biodiversidade na alimentação.

Além disso, estudantes e professores de diversos municípios alagoanos participaram de oficinas sobre alimentação escolar sustentável. Estima-se que, indiretamente, mais de 104 mil alunos foram beneficiados. 

As profissionais também falam sobre a 5ª edição do Concurso de Merendeiras de Alagoas, ação coordenada pelo Sebrae Alagoas em parceria com a Embrapa Alimentos e Territórios e o Senac/AL.

De acordo com as especialistas, promover a alimentação saudável nas escolas vai além de simplesmente oferecer opções no cardápio. É necessário um esforço conjunto envolvendo uma rede de atores, como agricultores familiares, professores, merendeiras, gestores públicos, profissionais de saúde e famílias. 

Para conferir tudo que elas falaram sobre a temática, ouça o episódio Alimentação Escolar e Educação Alimentar.

Fabiano Estanislau (Mtb 453-AC)
Embrapa Alimentos e Territórios

Contatos para a imprensa

Telefone: (82) 3512-3400

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/