28/03/24 |

Cirad e Embrapa assinam acordo e reforçam parceria para o desenvolvimento agropecuário

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Embrapa

Embrapa - Presidentes da Embrapa, Silvia Massruhá, e do Cirad, Elisabeth Claverie de Saint Martin, assinam acordo, no Palácio do Planalto, em Brasília

Presidentes da Embrapa, Silvia Massruhá, e do Cirad, Elisabeth Claverie de Saint Martin, assinam acordo, no Palácio do Planalto, em Brasília

Novas cooperações bilaterais entre Brasil e França, voltadas ao desenvolvimento da pesquisa agropecuária, foram assinadas no dia 28, no Palácio do Planalto, em Brasília, como parte da programação da visita de três dias do presidente francês Emmanuel Macron ao Brasil. As presidentes da Embrapa, Silvia Massruhá, e do Centro de Cooperação Internacional em Pesquisa Agronômica para o Desenvolvimento (Cirad), Elisabeth Claverie de Saint Martin, formalizaram o memorando de entendimento que vai reforçar as parcerias entre as instituições em áreas estratégicas para o futuro do setor, principalmente no que diz respeito às mudanças climáticas, com sustentabilidade e garantia de segurança alimentar.

A França é o segundo país com quem a Embrapa possui mais acordos de cooperação, atrás apenas dos Estados Unidos e a Embrapa é o principal parceiro internacional do Cirad, desde a sua criação, que este ano completa 40 anos. Na Europa, o Cirad é o principal parceiro da Empresa brasileira. 

“O mundo globalizado impõe desafios significativos para a pesquisa, principalmente em temas como produção sustentável, integração produtiva, redução da pegada de carbono, agricultura digital, edição gênica, recuperação de áreas degradas, adaptação as mudanças climáticas, segurança alimentar, redução da fome e da pobreza”, destacou a presidente da Embrapa, Silvia Massruhá. Sobre o acordo bilateral, relembrou a importância das contribuições que a parceria rendeu ao longo da trajetória de cooperação. “Houve benefícios para políticas públicas e para a diplomacia científica, por isso podemos prosseguir avannçando em estudos e projetos comuns para a conservação e uso sustentável da Amazônia brasileira e da Guiana Francesa”, afirmou ela.  

Segundo a presidente Elisabeth Claverie de Saint Martin, do Cirad, a expectativa a partir da assinatura do acordo com a Embrapa representa a contribuição a desafios comuns.  “À luz dos resultados dos projetos que estão quase concluídos, nossa colaboração poderia se concentrar na proteção e na reabilitação da fertilidade do solo”, disse ela. “Outra prioridade é o gerenciamento de recursos naturais, em especial a caracterização e o aprimoramento da biodiversidade (bioeconomia)”, completou, ressaltando ainda a preservação de recursos naturais, como florestas e recursos hídricos no norte e nordeste do Brasil, que também são uma preocupação para ambos os países.  

Na opinião dela, a luta contra a pobreza e a insegurança alimentar, especialmente no Nordeste, que também é um objetivo do G20, faz parte da pauta comum, principalmente por meio da intensificação agroecológica dos sistemas de agricultura familiar. “Por último, mas não menos importante, o valor dos alimentos e do know-how locais poderiam ser mais valorizados”, concluiu.

De acordo com o previsto no Memorando de Entendimento com o Cirad, as duas instituições vão desenvolver projetos de cooperação em planejamento e execução conjuntas, intercâmbio ou recepção de pesquisadores para a implementação de programas, realizações de missões de capacitação técnica e pesquisa, treinamento de pesquisadores e técnicos, assim como a recepção de estagiários, missões de estudo e capacitação de pessoal, compartilhamento de informações científicas e técnicas, organização conjunta de seminários, colóquios e conferências, co-publicações e implementação dos resultados da pesquisa, participação em licitações nacionais, regionais ou internacionais e a busca de financiamento nacional ou internacional, transferência e troca de material e equipamento científico, e também de recursos genéticos para fins de pesquisa ou informação. 


Sobre o Cirad

O Centro de Cooperação Internacional em Pesquisa Agronômica para o Desenvolvimento (Cirad) é uma instituição francesa de pesquisa e de cooperação internacional para o desenvolvimento sustentável das regiões tropicais e mediterrâneas. É um estabelecimento público de caráter industrial e comercial que funciona sob a dupla tutela dos ministérios franceses da Pesquisa e das Relações Exteriores. Suas atividades se concentram nas áreas das ciências da vida, ciências sociais e engenharias aplicadas à agricultura, à alimentação, ao meio ambiente e à gestão de territórios. O Cirad trabalha em 6 eixos temáticos, centrados nas questões de segurança alimentar, mudanças climáticas, gestão dos recursos naturais, redução das desigualdades e luta contra a pobreza.  

A relação entre a Embrapa e o Cirad teve início em 1975, antes mesmo da fundação oficial do Cirad em 1984. A parceria se baseia em interesses e objetivos mútuos no desenvolvimento de pesquisas agrícolas e na promoção da agricultura sustentável em diferentes regiões do mundo. Entre as principais colaborações entre as duas instituições, a colaboração em projetos de pesquisa em áreas como mandioca, fruticultura, café e cacau e intercâmbio de pesquisadores e técnicos, a parceria em projetos de biotecnologia, agricultura de precisão e mudanças climáticas e a participação conjunta em redes internacionais de pesquisa e desenvolvimento.

Atualmente, Embrapa e Cirad colaboram em projetos com foco em segurança alimentar, agricultura sustentável e desenvolvimento rural, desenvolvimento de variedades de plantas mais resistentes a pragas e doenças, implementação de práticas agrícolas mais sustentáveis que preservam o meio ambiente, promoção da agricultura familiar e do desenvolvimento rural.

Entre 2002 e 2022, a Embrapa teve quase 1000 publicações em parceria com a França, segundo país com o qual o Brasil mais publica depois dos EUA. Somente a França representa cerca de 30% de todas as publicações da Embrapa com instituições europeias. Desse total de quase 1000 publicações com instituições francesas, cerca de 543 foram apenas com o Cirad. "Esse resultado reflete o trabalho de articulação realizado pelo Labex Europa, que representa a Embrapa fora do País, em contato com as instituições parceiras no exterior", disse o coordenador do Labex, em Montpellier (França), Vinícius Guimarães. 

No que diz respeito ao apoio Sul-Sul, a parceria entre Embrapa e Cirad pode contribuir com compartilhamento de conhecimento e expertise em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias agrícolas para o clima tropical, e o Cirad em agroecologia, desenvolvimento rural e sistemas de produção sustentáveis. Além disso, a cooperação representa potencial para capacitação e treinamento, transferência de tecnologia, cooperação em pesquisa e fortalecimento de políticas públicas, relacionadas ao desenvolvimento agrícola, aumento da produtividade, segurança alimentar, geração de renda e melhoria da qualidade de vida, em países menos desenvolvidos. 

Imprensa Embrapa
Superintendência de Comunicação

Contatos para a imprensa

Telefone: (61) 3448 1861

com informações do Cirad

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

englishacordo-de-cooperacao-bilateralcirad