28/03/24 |   Gestão Estratégica

Analista Tereza Cristina assume Chefia da Embrapa Tabuleiros Costeiros

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Saulo Coelho

Saulo Coelho - Tereza é a primeira mulher a liderar Unidade da Embrapa sediada em Aracaju

Tereza é a primeira mulher a liderar Unidade da Embrapa sediada em Aracaju

A analista  Tereza Cristina de Oliveira assume, interinamente, a partir de segunda (1º de abril), o cargo de chefe-geral da Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju, SE), sendo a primeira mulher a ocupar a posição após 49 anos de existência da Unidade.

Tereza sucede o pesquisador Marcus Cruz, que esteve à frente da gestão do centro de pesquisa desde maio de 2021. A condição de interinidade permanece até que a Diretoria-Executiva da Embrapa deflagre o processo de recrutamento e seleção para o cargo de chefe-geral efetivo.

A nova chefe afirmou que pretende ampliar e fortalecer as parcerias e alinhar a programação de pesquisa e desenvolvimento e transferência de tecnologia com as demandas de todos os segmentos, fortalecendo a programação e atuação da Unidade da Embrapa. 

“Iremos retomar a interação e o apoio às políticas públicas de ciência e tecnologia, combate à fome, insegurança alimentar e nutricional e inclusão socioprodutiva, na perspectiva da soberania e segurança alimentar e no desenvolvimento local e regional”, destacou. 

A gestora ressalta, ainda, que será prioridade prospectar demandas do ambiente rural, periurbano e urbano visando pautar ações de pesquisa e desenvolvimento focadas em soluções inovadoras para problemas reais e relevantes para a agricultura, incluindo as dimensões cultural, social, ambiental e ecológica, além da econômica, sendo de fundamental importância tecnologias que mitiguem impactos negativos sociais e ambientais dos sistemas produtivos e promovam efetividade e sustentabilidade da produção agropecuária. 

“Buscaremos fortalecer a rede de relacionamentos e parcerias existentes, bem como promover a ampliação e diversificação dessas redes nos diferentes territórios, na perspectiva de atualizar as demandas e a efetividade e qualificação do atendimento e interação com os diferentes segmentos da sociedade e instituições e organizações”, complementou a dirigente.

 

Currículo

Tereza Cristina atua na Embrapa Tabuleiros Costeiros desde 1989, e acumula experiência de gestão nos cargos de chefe-adjunta de Administração, de Comunicação e Negócios e de Transferência de Tecnologia, além de chefe-geral substituta. 

Em sua formação acadêmica, Tereza atualmente é doutoranda em Recursos Naturais e Gestão Sustentável pela Universidade de Córdoba - Espanha, e detém os títulos de mestra em Agroecologia pela Universidad Internacional de Andalucía - Espanha (2015); mestra em Sistemas de Produção Sustentáveis pela Universidade Federal de Sergipe (2008); especialista em Gestão de Processos e Comunicação pela Universidade Tiradentes (2003); graduada em matemática pela Universidade Tiradentes (2001) e Química industrial pela Universidade Federal de Sergipe (1992). 

Possui experiência em gestão nas áreas administrativa, comunicação tecnológica, transferência de tecnologia, pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I), negócios e ativos tecnológicos: Recursos Naturais (Água e Solo) e Agroecologia. 

Antes de ser nomeada para a chefia, vinha trabalhando no Centro de Inteligência Estratégica / Observatório da Embrapa Tabuleiros Costeiros, atuando em processos de análise e estudos prospectivos, estudos de gênero, soberania e segurança alimentar e nutricional e em projetos de pesquisas nas áreas de agricultura familiar, agroecologia, políticas públicas, desenvolvimento rural, local e territorial, com foco em sustentabilidade de agroecossistemas, extensão agroecológica, metodologias de pesquisa-ação-participativa, construção do conhecimento, sistematização de experiências e avaliação de impacto econômico-ecológico de agroecossistemas.

Saulo Coelho (MTb/SE 1065)
Embrapa Tabuleiros Costeiros

Contatos para a imprensa

Telefone: (79) 4009-1381

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

gestaochefiaselecao-de-chefeschefe-geral