01/04/24 |   Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação

Curso oferecido pela Embrapa trata de compostagem promovida por piolhos-de-cobra

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Ana Lucia Ferreira

Ana Lucia Ferreira - O gongocomposto tem diferentes usos

O gongocomposto tem diferentes usos

Iniciativa é parte de projeto sobre agricultura urbana em Palmas e região

Nesta semana, entre quarta e sexta-feira, a Embrapa promove três edições de curso sobre gongocompostagem (compostagem promovida por piolhos-de-cobra) em Palmas-TO e na vizinha Porto Nacional. A participação é gratuita e aberta a todos os interessados. Na quarta, o curso acontecerá na Escola Família Agrícola de Porto Nacional; no dia seguinte, será na Escola Municipal Professor Fidêncio Bogo, em Palmas; e na sexta na sede da Embrapa, também em Palmas.

A programação e o conteúdo são os mesmos nos três dias. Na parte da manhã, são duas palestras. A primeira sobre agricultura urbana e aproveitamento de resíduos sólidos orgânicos para produção de alimentos, com o pesquisador Divonzil Cordeiro, da Embrapa Pesca e Aquicultura (Palmas-TO). E a segunda trata da gongocompostagem como nova alternativa de substrato na produção de mudas de hortaliças, com Maria Elizabeth Fernandes Correia, pesquisadora da Embrapa Agrobiologia (Seropédica-RJ).

A tarde está reservada para as atividades práticas. O curso faz parte do projeto Utilização de resíduos sólidos orgânicos para melhoria da qualidade ambiental e segurança alimentar de populações de baixa renda e merenda escolar, coordenado em Palmas e região por Divonzil. Financiado pelo Banco da Amazônia (Basa), o projeto tem trabalhado com agricultura urbana junto a diferentes públicos.

 

 

Para Divonzil, com o curso, “a expectativa é oferecer a todos os interessados mais uma alternativa para utilização de resíduos sólidos orgânicos urbanos como matéria-prima para produção de bioinsumos, que poderão ser úteis para produção de plantas saudáveis e outros. Além disso, esta proposta vai reduzir sensivelmente o volume de resíduos destinados ao aterro municipal”.

Maria Elizabeth explica que o objetivo é “sensibilizar diferentes públicos para a possibilidade e a importância da reciclagem de resíduos orgânicos através da compostagem utilizando piolho-de-cobra, cujo composto pode ser usado na produção de mudas e em hortas”.

Produtores e extensionistas de municípios da Baixada Fluminense e da Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro já participaram desse curso. De acordo com a pesquisadora, “os produtores que iniciaram a gongocompostagem têm adaptado o processo às condições das suas propriedades e utilizado o gongocomposto para produção de mudas de hortaliças, mas também para uso em canteiros, especialmente no momento do plantio”.

 

Serviço:

O que: curso sobre gongocompostagem (compostagem promovida por piolhos-de-cobra)

Quando e onde: 03 de abril na Escola Família Agrícola de Porto Nacional (TO 255, km 03); 04 de abril na Escola Municipal Professor Fidêncio Bogo (TO 020, km 11, Taquaruçu Grande, Palmas); 05 de abril na sede da Embrapa em Palmas (Prolongamento da Av. NS 10, cruzamento com a Av. LO 18, sentido Norte, Loteamento Água Fria); sempre a partir das 08h

Como participar: aberto a todos os interessados, sem necessidade de inscrição prévia

Clenio Araujo (6279/MG)
Embrapa Pesca e Aquicultura

Contatos para a imprensa

Telefone: (63) 99952-5917

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

gongocompostagem