01/04/24 |   Transferência de Tecnologia

Cultivares de arroz da Embrapa são tema de dia de campo no Maranhão

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Carlos Santiago

Carlos Santiago -

Nova cultivar  de arroz da Embrapa - a BRS A 709, a ser lançada em maio - 

será uma das atrações do evento

No próximo dia 5, a Embrapa Cocais - em parceria com a Prefeitura de São Mateus-MA e o Projeto Melhor Arroz - realizam dia de campo sobre cultivares de arroz BRS da Embrapa para o Maranhão, em especial para o sistema de sequeiro favorecido. Entre as cultivares, estão a BRS A 709, BRS A 704, BRS A 705, BRS A 706 CL e BRS A502, além de BRS Pampeira e BRS Catiana. O evento será no Hangar da Viação Agrícola, Fazenda Soledade (BR 135), no município de São Mateus-MA, das 8h às 12h30.

O objetivo é mostrar o portfólio de cultivares de arroz da Embrapa para o sistema de sequeiro favorecido do estado. Segundo Carlos Santiago, analista da Embrapa Cocais, as cultivares são materiais com tolerância às principais doenças, resistência a acamamento, de excelente qualidade de grãos, inclusive industrial, e responsivos ao uso de alta tecnologia, com boas respostas em produtividade.

“As cultivares estão expostas em vitrine tecnológica no local do evento. Será um momento de discussão sobre a cadeia produtiva, desde o plantio até a industrialização e o mercado, e uma oportunidade de interação entre pesquisadores, produtores, industriais e sementeiros. A equipe técnica da Embrapa vai mostrar as características agronômicas, detalhes de manejo e posicionamento mercadológico de cada uma delas, mostrando o papel da ciência e tecnologia para o sucesso da lavoura”.

O pesquisador da Embrapa Arroz e Feijão Inocêncio Júnior de Oliveira explicou que, na ocasião, os participantes poderão conhecer previamente e in loco a BRS A 709, cuja lançamento oficial será em maio. "Aproveitamos o periodo da safra deste ano para fazer o plantio e a colheita e mostrar as vantagens da nova cultivar no campo. Na próxima safra, os produtores já terão acesso às sementes comerciais, disponíveis com os parceiros sementeiros credenciados. A BRS A 709 tem ciclo médio, alta produtividade, resistência ao acamamento, tolerância à brusone, alta qualidade de grãos (tipo premium, branco, longo e fino)  e é mais uma opção para compor o portfólio do Programa de Melhoramento Genético de Arroz da Embrapa". Segundo o pesquisador, a nova culivar produz cerca de 16 toneladas por hectare, é recomendada para as principais regiões produtoras de arroz do País, de norte a sul e é considerada a que apresenta a melhor estabilidade de produtividade, o que segnifica dizer, maior previsibilidade de produção independentemente de fatores adversos.
 

Arroz no Maranhão

Presente todo dia na mesa dos brasileiros, o arroz entrou no Brasil pelo Maranhão trazido pelos portugueses. No passado, o Maranhão já foi o segundo maior produtor do Brasil. O estado atualmente é o quarto maior produtor nacional de arroz, o primeiro maior produtor do Nordeste e o maior consumidor per capta do produto no País. O grão é cultivado em mais de 200 dos 217 municípios maranhenses, em grande parte por agricultores familiares. O município de São Mateus é o principal produtor do estado.

Graças ao trabalho conjunto da Embrapa e parceiros públicos e privados, a rizicultura maranhense vem recuperando sua capacidade de produção e colhendo bons resultados do investimento em pesquisa, transferência de tecnologia e políticas públicas para incentivo ao cultivo e à melhoria da produtividade e qualidade dos grãos. Cultivares da Embrapa adaptadas para o estado e o manejo correto da cultura têm aumentado a produtividade média de arroz no Maranhão. As cultivares são avaliadas e recomendadas pela Embrapa.
 

Flávia Bessa (MTb 4469/DF)
Embrapa Cocais

Contatos para a imprensa

Telefone: 98 3878-2241

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/