01/04/24 |

Embrapa Solos tem novo chefe-geral interino

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Adriana Moraes

Adriana Moraes -

O pesquisador Daniel Vidal Pérez assumiu como chefe-geral interino da Embrapa Solos nesta segunda-feira (01/04), e seguirá na liderança da Unidade até que a Diretoria-Executiva da Empresa realize o processo de recrutamento e seleção para o cargo de chefe-geral efetivo. A pesquisadora Maria de Lourdes Mendonça Santos Brefin, que ocupava a Chefia-Geral do Centro de Pesquisa desde 1º de junho de 2019, retorna ao cargo de pesquisadora da Embrapa.

Pérez, que é pesquisador da Embrapa desde 1990, já havia ocupado o cargo de chefe-geral da Embrapa Solos entre julho de 2014 e janeiro de 2018. Também foi chefe-adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento da Unidade em duas oportunidades, entre fevereiro de 2009 e fevereiro de 2014 e entre outubro de 2019 e maio de 2021, e supervisor dos laboratórios do Centro de Pesquisa em diversas ocasiões.  

O novo chefe-geral interino afirmou que sua gestão promoverá a continuidade dos processos em andamento na Embrapa Solos, destacando as ações e investimentos do Novo PAC e dos projetos PronaSolos MCTI/Finep e Rede FertBrasil/Finep. Ao mesmo tempo, irá se dedicar a algumas novas diretrizes designadas à Chefia.

“Estamos aqui para dar continuidade aos processos e auxiliar nosso grupo, seja na Pesquisa ou na Administração, a encarar os novos desafios que temos pela frente, como mudanças na programação de PD&I e alinhamento do plano de trabalho do Centro de Pesquisa ao Plano Diretor da Embrapa (PDE), que sofreu algumas alterações”, detalhou Pérez.

Outras mudanças gerenciais

Houve mudanças também em Chefias Adjuntas da Embrapa Solos. A pesquisadora Ana Paula Turetta, que estava à frente da Chefia de Transferência de Tecnologia (TT), assumiu a Chefia de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), no lugar de Silvio Bhering, que volta ao cargo de pesquisador da Unidade. A analista Gizelle Bedendo, que era supervisora de Gestão da Implementação da Programação de TT, assumiu a Chefia Adjunta de TT. Já a analista Marisa Mattioli segue à frente da Chefia Adjunta de Administração.

Trajetória de Daniel Pérez

Daniel Vidal Pérez concluiu a graduação em Agronomia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) em 1987 e, em 1990, também na UFRRJ, o Mestrado em Ciência do Solo. Realizou seu doutorado em Química Analítica Inorgânica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) em 2002.

Além de pesquisador da Embrapa, Pérez também é docente no curso de Doutorado em Sistemas de Gestão Sustentáveis da Universidade Federal Fluminense (UFF) e atua como pesquisador voluntário no grupo de pesquisa Design de Jogos, Processo Decisório e Cenários Prospectivos da Escola de Guerra Naval.

Acesse aqui o Currículo Lattes do pesquisador.

 

Fernando Gregio (MTb 42.280/SP)
Embrapa Solos

Contatos para a imprensa

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

solos