02/04/24 |

Embrapa lança cultivar de arroz BRS A504 CL

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A Embrapa Arroz e Feijão, em parceria com a Basf, Conselho Temático da Agroindústria (CTA), Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg) e Sindicato da Indústria do Arroz do Estado de Goiás (Siago), realizará o lançamento da BRS A504 CL, cultivar de arroz de terras altas (sequeiro). O evento será no dia 04 de abril na Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), em Goiânia (GO). A BRS A504 CL é mais uma opção adaptável a sistemas integrados de produção em rotação de culturas, inclusive em plantio sob pivô de irrigação, em áreas de cultivo intensivo com soja, milho e feijão ou com hortaliças, como alho e cebola, de acordo com o interesse e as condições do agricultor.

A nova cultivar tem como características agronômicas a produtividade, potencial de cerca de 8 mil quilos por hectare; a resistência às principais doenças da cultura; e stay green que é a capacidade das plantas permanecerem verdes no período da colheita, o que, além de auxiliar na extensão do prazo para a retirada do produto do campo, proporciona maior tolerância ao acamamento.

A BRS A504 CL possui ainda o atributo de ser resistente a herbicidas do grupo das imidazolinonas, um diferencial aguardado pelo setor produtivo e que facilita o manejo de plantas daninhas no campo. Essa cultivar une a genética superior do melhoramento de plantas da Embrapa ao Sistema de Produção Clearfield, uma tecnologia desenvolvida pela Basf há 20 anos para o controle de invasoras nas lavouras.

Complementarmente, essa cultivar apresenta atrativo para as indústrias, pois tem alto percentual de rendimento de inteiros no beneficiamento, em torno de 65%. Isso representa uma maior quantidade de grão não quebrado no empacotamento e, portanto, um produto mais valorizado pelo mercado.

O lançamento da BRS A504 CL chega em um momento oportuno ao setor produtivo goiano. Estimativas da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e da Embrapa apontam que a área plantada com arroz sob pivô de irrigação em 2022/2023 passou de três mil hectares para 15 mil hectares. Essa é uma tendência e uma situação inédita para o Estado de Goiás.

Rodrigo Peixoto (MTb/GO 1.077)
Embrapa Arroz e Feijão

Contatos para a imprensa

Telefone: (62) 3533-2108

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

arroz-de-terras-altasevento