02/04/24 |   ILPF

Embrapa Meio-Norte promove evento para debater adoção de ILPF no Matopiba

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Edvaldo Sagrilo

Edvaldo Sagrilo -

Pesquisadores de diversas unidades da Embrapa debatem as vantagens e limitações da adoção de sistemas integrados no Matopiba durante o  Simpósio de Integração-Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) que acontece no próximo dia 4 de abril. O evento será realizado na Embrapa Meio-Norte (Teresina, PI) com a participação de técnicos, consultores, pesquisadores, professores, produtores e estudantes de graduação e pós-graduação em ciências agrárias.

De acordo com o pesquisador Henrique Antunes, da Embrapa Meio-Norte, coordenador do evento, o Simpósio busca promover as vantagens, benefícios e diferenciais do sistema ILPF na região do Matopiba. “É importante apresentar vantagens técnicas e limitações para adoção desses sistemas, as tecnologias desenvolvidas e adaptadas para seu uso e implantação, além de compartilhar experiências práticas”, afirma.  

A programação do Simpósio constará de exposição de resultados de pesquisas nos estados do Piauí, Maranhão e Tocantins; além de palestras mais generalistas abordando temas como carne de baixo carbono e carbono neutro, manejo de pastagens e cultivo de grãos. Os organizadores esperam que o evento contribua também com o nivelamento de informações sobre técnicas e tecnologias utilizadas para a implantação do sistema.

Os temas abordados nas palestras e mesas redondas serão: histórico do sistema ILPF desenvolvido e validado pela Embrapa na região do Matopiba; experiências e dados de pesquisas no Maranhão e Piauí; sustentabilidade de sistemas integrados com aporte de biomassa no Tocantins; carne carbono neutro e baixo carbono e sua relação com sistemas integrados; manejo de pastagens; experiências e dados do Sistema Antecipe no Matopiba e a experiência da Fazenda Barbosa com esse sistema.

 

Serviço

Evento: Simpósio de Integração-Lavoura-Pecuária-Floresta no Matopiba

Data: 4 de abril de 2024

Local: Embrapa Meio-Norte

Horário: 8 às 18 horas

Público: Técnicos, consultores, professores, pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação em ciências agrárias.

Adriana Brandão (MTb 01067/CE)
Embrapa Meio-Norte

Contatos para a imprensa

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

evento