03/04/24 |   Comunicação  Gestão Estratégica

Embrapa assessora Frente Parlamentar de CT&I do estado de SP

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Divulgação.

Divulgação. - Paula Packer (de vermelho) na cerimônia de parcerias na Alesp.

Paula Packer (de vermelho) na cerimônia de parcerias na Alesp.

Paula Packer, chefe-geral da Embrapa Meio Ambiente, representou a presidente Silvia Massruhá em cerimônia de parcerias da Frente Parlamentar pelo Desenvolvimento da Ciência e Tecnologia e a Integração com o Mercado de Trabalho, realizada em 22 de março na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp). Ela estava acompanhada da chefe da Assessoria de Relações Institucionais e Governamentais (Arig), Cynthia Cury.

A frente foi lançada em junho de 2023 na Alesp, por iniciativa do deputado estadual Luiz Claudio Marcolino (PT). A Embrapa Meio Ambiente integra desde então a equipe estratégica de apoio à Frente Parlamentar, que tem o objetivo de aprimorar legislações, articular novas leis, definir medidas para o acesso à tecnologia e inovação, integrar a cadeia de produtores de inovação, promover emprego e qualidade de vida, além de realizar novos fóruns.

Contextualização e histórico 

Em 2023 foi estabelecida uma cooperação entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e o Estado de São Paulo, para trabalhos conjuntos de relevância nos mandatos atuais, tanto estaduais quanto federais, por meio de criação de equipes em cada uma das esferas e de forma coordenada.

A parceria tem o objetivo de reformar, criar e ajustar as leis de São Paulo para a efetividade do desenvolvimento de CT&I no estado, assim como contribuir com o Governo Federal, visando ao alinhamento das leis federais para melhor atendimento ao estado e aos municípios paulistas, servindo como viabilizador da transformação das leis nas esferas estadual e federal.

A Frente Parlamentar apoiará ações efetivas criadas pelos atores de CT&I em São Paulo, junto aos municípios e alinhados ao Governo Federal para efetivar e/ou testar ações e requisições para criação ou reformulação das leis do estado.

Para a ativação da parceria, foram eleitos temas que já se mostraram relevantes nas reuniões anteriores da frente e que também são do entendimento do MCTI, como :

Desburocratização das exportações das empresas beneficiadas pela Lei das TICs no estado de São Paulo;

Fortalecimento do posicionamento do estado de São Paulo e do País na cadeia global de semicondutores, com ênfase em design e encapsulamento avançado;

Promoção de tecnologias estratégicas no estado de São Paulo e no País, tais como: inteligência artificial (IA); computação de alto desempenho; open hardwares e open softwares; dentre outras.

O processo de demandas e pautas de trabalho é dinâmico e pode ser proposto tanto pela Frente Parlamentar quanto pelo MCTI a qualquer momento. Em todas as discussões e no desenvolvimento de cada um dos itens iniciais, bem como daqueles que serão adicionados durante o trabalho, será incorporada a perspectiva do desenvolvimento regional dos municípios, com base na inclusão digital, social e econômica dos cidadãos.

A cerimônia foi gravada e pode ser vista abaixo:


Eliana Lima (MTb 22.047/SP)
Embrapa Meio Ambiente

Contatos para a imprensa

Telefone: (19) 99764.7175

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

gestao-estrategicagestao-institucional